Os repasses do Bolsa Família e de diversos outros benefícios são feitos automaticamente na conta poupança social digital do Caixa Tem. No entanto, há casos em que o usuário acessa o aplicativo no dia previsto e vê que o valor não foi creditado.
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Há diversas possibilidades para o caso de o benefício não ter sido depositado no Caixa Tem. Entre os principais, está a falta de atualização dos dados da família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), podendo causar alguns contratempos. Confira as demais causas para o atraso do pagamento.
Requisitos para receber o Bolsa Família
É preciso que os beneficiários do Bolsa Família cumpram todos os requisitos para receber o benefício mensalmente no Caixa Tem. Confira:
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- Todos os membros da família devem estar inscritos no CadÚnico;
- A renda familiar mensal deve ser de até R$ 218 por pessoa;
- Os dados devem estar atualizados.
Condicionalidades
Há também algumas condicionalidades para continuar recebendo o Bolsa Família:
- Manter a frequência escolar de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos;
- Gestantes devem realizar o acompanhamento pré-natal;
- Realizar o acompanhamento nutricional de crianças de até 6 anos;
- A caderneta de vacinação deve estar em dia conforme o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
Cumpro os requisitos, mas não recebi no Caixa Tem: e agora?
Atualizar o CadÚnico
Como dito anteriormente, é de extrema importância manter o CadÚnico atualizado para não ter os pagamentos do Bolsa Família bloqueados no Caixa Tem. Nesse sentido, é possível realizar o procedimento pelos seguintes meios:
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- Aplicativo CadÚnico (disponível para Android e iOS);
- Site do CadÚnico;
- Presencialmente, em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Outros meios
Caso o beneficiário cumpra todos os requisitos e condicionalidades e esteja com os dados do CadÚnico atualizados, mas, ainda assim, não tenha recebido o Bolsa Família no Caixa Tem, será preciso entrar em contato com a Caixa Econômica Federal. Isso pode ser feito pelo número 111.
Além disso, é possível registrar uma reclamação online por meio de um formulário no Fala.Br, da Controladoria-Geral da União, na opção de “Reclamação”.