Já imaginou se você soubesse remédios naturais para controlar a ansiedade, que não têm efeitos colaterais negativos? Pois bem, nesse texto eu vou apresentar os 13 melhores remédios naturais para a ansiedade.
Publicidade
Contudo, preciso avisar que não é receita mágica. Não há milagre. Exige esforço e que você faça o que está nesta lista para que funcione! Mas isso não quer dizer que é um trabalho enorme. São micropassos diários que você é capaz de realizar. Então, vamos lá?
Os sete melhores remédios naturais para ansiedade
Não há uma fórmula mágica para nunca mais sentir ansiedade. Contudo, há formas naturais e saudáveis de lidar com ela, levando uma vida mais leve e gostosa. Além disso, entenda que o momento ideal ou a perfeição são coisas que não existem.
Publicidade
Ou seja, o melhor momento para começar a usar os remédios naturais para ansiedade é agora. Além disso, não deixe a ideia de perfeição estragar aquilo que é bom. A caminhada de 20 minutos que você faz é muito melhor do que a corrida de 5 km que você não consegue fazer. Apenas comece hoje, e veja como sua vida vai mudar nas próximas semanas.
Ansiedade natural e Ansiedade patológica
Antes de mostrar para você a lista dos 13 melhores remédios para ansiedade, é bom que você saiba diferenciar a ansiedade natural da patológica.
Publicidade
A ansiedade é uma emoção natural, e ela tem uma função vital. A ansiedade serve para termos uma resposta rápida diante de uma situação perigosa. Portanto, ela é natural e serve como proteção, ajudando você a enfrentar ou fugir.
Até aí tudo bem! Todas as pessoas, em algum momento, vão passar por situações ansiosas. O problema é quando a ansiedade atrapalha sua vida no dia a dia. Afinal, isso ocorre quando temos uma resposta emocional de medo exagerada diante de uma situação que pode ser perigosa ou não.
Publicidade
Resumindo, a ansiedade patológica é um medo além do considerado normal e antecipatório de situações que ainda não ocorreram (e podem nem ocorrer). Mas lembre-se, o psicólogo e o psiquiatra são os únicos profissionais que podem fazer um diagnóstico de um transtorno psicológico de ansiedade!
Remédios naturais para ansiedade
Embora esses remédios sejam comuns, não subestime o poder que eles têm de mudar sua vida. Em especial, se você fizer uma combinação dos remédios naturais, o resultado é ainda melhor e mais notável.
Publicidade
Além disso, todos esses remédios naturais para ansiedade têm comprovação científica de que podem mudar sua vida.
Por isso, esteja aberto e disposto a usar os remédios sem medo. Então, sem mais delongas, que tal conferir os setes melhores remédios de ansiedade para já começar a usá-los hoje mesmo?
Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.
No entanto, existem muitas outras plantas que também têm ações semelhantes, diminuindo a ansiedade e o nervosismo. Outros exemplos incluem:
1. Valeriana: a sua raiz tem ação calmante e estimulante do sono, por isso é muito indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;
2. Erva de São-João ou Hipericão: é um bom restaurador para o sistema nervoso e antidepressivo, podendo ser usado no tratamento da depressão, ansiedade e agitação nervosa;
3. Camomila: tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, criando uma sensação de harmonia, que ajuda a acalmar em estados de agitação e nervosismo;
4. Tília: possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como estresse excessivo, ansiedade e histeria;
5. Melissa ou cidreira: tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;
6. Alfazema: é rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão nervosa.
É possível fazer chá de todas estas plantas, no entanto, também existem suplementos alimentares na forma de comprimidos à venda em lojas de produtos naturais, supermercados e algumas farmácias.
Geralmente, os suplementos devem ser indicados por um fitoterapeuta ou nutricionista para saber qual a dose mais indicada. Os suplementos funcionam bem para aliviar sintomas a longo prazo, reduzindo o surgimento de crises de ansiedade, por exemplo.
7. Exercício físico
A prática do exercício físico também funciona como um antidepressivo natural além de ajudar na redução da ansiedade. Isso acontece pois essa prática faz nosso corpo liberar hormônios que causam uma sensação de prazer e bem-estar, promovendo nossa saúde e ajudando a manter as emoções mais equilibradas.
Então, pegue seu tênis, coloque uma roupa confortável e faça uma caminhada de pelo menos 20 minutos.
8. Alimentação saudável
Não subestime o poder de uma boa alimentação na hora de cuidar da ansiedade. Existem alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade e também aumentam a sensação de bem-estar.
Nosso corpo e nossas emoções não são coisas que se dividem. Somos uma coisa só e um ponto interfere de forma direta no outro. Por isso, é vital manter uma alimentação saudável e equilibrada.
9. Dormir bem
Uma combinação de uma boa alimentação, atividade física e uma boa noite de sono tem efeitos muito positivos e é fácil sentir as mudanças. Acontece que precisamos satisfazer as necessidades básicas que possuímos. Dentro das necessidades temos a alimentação, lazer, sociabilidade, descanso dentre outros.
Além disso, dormir bem pode aliviar sintomas de ansiedade e também de depressão. As pessoas que possuem alguns desses sintomas psicológicos, em geral, apresentam problemas com o sono. Por isso cuidar desse aspecto é bem importante.
Pouco sono ou um sono de baixa qualidade pode drenar nossa energia, aumentar nossa irritabilidade. Além disso, ainda pode nos deixar mais propensos a desenvolver transtornos psicológicos como a própria ansiedade.
10. Meditação
A meditação guiada é um excelente exemplo de remédio natural para ansiedade, que ajuda no controle da mente, dos impulsos e das emoções. Então, praticar todos os dias a meditação ajuda a reduzir a ansiedade.
Contudo, é bom lembrar que meditação não tem a ver com mantras ou alguma religião. Além disso, meditar por um período longo pode ser desafiador no começo. Por isso, é melhor que você crie primeiro o hábito de meditar todos os dias e depois vá expandindo a quantidade de tempo.
Comece com uma meditação de 5 a 10 minutos no seu dia a dia. Quando isso fizer parte da sua rotina sem muita dificuldade, aumente o tempo conforme se sentir confortável.
11. Micropassos importantes para os seus sonhos
É bom fazer coisas, mesmo que não se tenha vontade de fazê-las. Em geral, quando sentimos ansiedade podemos ficar paralisados e por conta do medo deixamos de fazer algumas coisas.
Nesse sentido, mesmo que se tenha medo ou não se sinta animado em realizar algo, faça o que for preciso mesmo sem vontade ou motivação. Anote quais são seus sonhos e os micropassos que você precisa dar para chegar lá.
12. Organização
Quanto mais organizado você for, menos coisas pegarão você desprevenido e menos ansiedade isso vai causar. Porém, saiba que não é preciso um milhão de planilhas e listas para ser uma pessoa organizada.
Você precisa de duas coisas essenciais para ter uma boa organização, melhor qualidade de vida e maior sensação de bem-estar. Essas duas coisas são os horários e as tarefas. Tente manter horários constantes e fixos na rotina para se alimentar, acordar e descansar, pois isso ajuda seu corpo a funcionar de uma forma regular.
E, claro, tenha uma lista com tarefas que precisa realizar no dia a dia. Anote os seus micropassos essenciais de cada dia ou de cada semana. Por fim, aqui se repete o mesmo lembrete da meditação. Ou seja: primeiro, você cria o hábito de se organizar e manter uma rotina e depois, você expande e aumenta esse hábito.
13. Psicoterapia
A psicoterapia é um remédio natural que não poderia faltar nessa lista. Ninguém nasce com um manual de instruções sobre as emoções e os pensamentos. Por isso, o psicólogo é o profissional que ajuda você a descobrir a melhor forma de você lidar com isso (e sem julgamentos).
Por isso, não tenha medo de falar com um psicólogo e buscar ajuda para aprender a lidar melhor com suas emoções e pensamentos.