Para manter o recebimento do Bolsa Família, os beneficiários do programa que residem em Manaus (AM) devem realizar o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), até o dia 30 de junho de 2023. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome determina que o procedimento seja realizado a cada seis meses para que o benefício não seja bloqueado.
Publicidade
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o acompanhamento é destinado a crianças de até 7 anos e mulheres entre 14 e 44 anos de idade. Lia Ferreira, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, explicou ao D24am Amazonas que há duas vigências anuais de atendimento a esse público, sendo que a primeira acontece entre janeiro e junho e a segunda, de julho a dezembro.
No entanto, na vigência atual, somente 121.088 dos beneficiários do Bolsa Família realizaram o acompanhamento de saúde, o que corresponde a 35% dos 337.513 esperados.
Publicidade
Bloqueio do Bolsa Família
Ainda de acordo com Lia, o Ministério do Desenvolvimento Social notifica o beneficiário que não comparece à unidade de saúde, para que ele regularize sua situação. Assim, caso não realize o procedimento por mais de uma vigência consecutiva, o Bolsa Família pode ser bloqueado.
Diante disso, a Semsa alerta para que as famílias procurem as unidades de saúde para realizar o acompanhamento. A meta de acompanhamento é de 82% até o final do mês de junho, assim, os 35% são considerados extremamente baixos.
Publicidade
Como fazer o acompanhamento de saúde
Para realizar o acompanhamento em saúde do Bolsa Família, que é feito uma vez a cada seis meses, basta que aqueles que se enquadram no público-alvo compareçam a uma UBS e se identifiquem como beneficiários do Bolsa Família. Para o procedimento é preciso levar os seguintes documentos:
- Documento de identidade com foto;
- CPF;
- Cartão Nacional de Saúde (CNS);
- Cartão da gestante (em caso de gravidez);
- Caderneta de vacinação.
- Para consultar os endereços das unidades basta acessar o site da Semsa.