Ao fazer uma compra, você já deve ter ouvido esta frase: Quer incluir seu CPF na nota?
Publicidade
Até hoje, muitas pessoas não sabem para que serve o CPF no comprovante de compra. Outros imaginam que a ação ajuda, por exemplo, a aumentar a pontuação. Em seguida, vamos tirar todas as suas duvidas nesse artigo, boa leitura.
CPF na nota – para que serve?
A princípio, acrescentar o CPF na nota da compra é uma estratégia utilizada pelos governos estaduais para evitar a sonegação de impostos. Nesse sentido, o cidadão contribui para que o Estado possa controlar a tributação do comércio e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Publicidade
Ainda mais, você colocando o seu CPF na nota, vai estar contribuindo no combate a antipirataria, e incentivando a responsabilidade das empresas perante a sociedade, ou seja, pedir para colocar o seu CPF na nota vai estar ajudando para muitas ações sociais também.
Estados que oferece o programa de CPF na nota:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Sergipe.
Como é o score do CPF?
Antes de mais nada, qualquer compra que você faça fica registrado através do seu CPF. Nesse sentido, se deixar de pagar as contas em dia, renegociar dividas, usar o limite do cheque especial por exemplo, pode prejudicar seu histórico perante as instituições financeiras.
Publicidade
Órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC são responsáveis pelo cálculo de todas as nossas medidas financeiras. Nesse sentido, assim que nos movimentamos no mercado, é criado uma pontuação, também chamado de score, que muitas vezes é utilizado pelos bancos para conceder determinados serviços.
Dessa forma, a pontuação pode variar de 1 a 1.000. Com isso em mente, quanto maior a pontuação, menor a probabilidade de o consumidor deixar de pagar uma conta. Por fim, as notas são: baixa, de 0 a 300, a muito boa, de 701 a 1.000.
Publicidade
Como fazer a consulta do score pelo CPF?
Você pode visualizar suas pontuações nos sites das diversas agências de crédito. Entretanto, você deve se registrar com antecedência para ter acesso à pontuação. O site deve solicitar nome completo, CPF e telefone para cadastro.
É importante notar, no entanto, que é possível aumentar a pontuação. Isso exige que o consumidor mantenha um bom histórico financeiro, pague todas as suas dívidas em dia e não gaste mais do que deveria. Para os inadimplentes, resolver dividas em aberto é uma boa iniciativa.