O processo de realização do pente fino junto às inscrições do Cadastro Único (CadÚnico) segue sendo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Diante disso, muitos estão em dúvida se representantes do CRAS irão visitar a casa do beneficiários do Bolsa Família. O objetivo desta fiscalização é identificar irregularidades nas inscrições para que estas pessoas deixem de receber o dinheiro do Bolsa Família.
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Foram identificados beneficiários que se cadastraram no programa social mesmo tendo uma renda maior do que o valor que é determinado pelo governo federal para os beneficiários do Bolsa Família. Além de identificar estas pessoas para retirá-las do programa, o outro objetivo é o de tornar beneficiárias as pessoas que realmente precisam do pagamento do benefício.
CRAS vai até a casa do beneficiários do Bolsa Família?
Para retirar a dúvida de todos, os representantes do CRAS não vão até a casa dos beneficiários para realizar o pente fino, a fiscalização. Na verdade, quem deve ir até uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social é o próprio beneficiário. O objetivo desta visita é atualizar os próprios dados para não deixar de receber o benefício. É no CRAS que estas pessoas podem atualizar suas informações constantes no CadÚnico.
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Mas, é importante ressaltar que está havendo uma busca ativa por possíveis beneficiários para que eles integrem o programa. E talvez seja por causa desta informação que as pessoas se confundiram. Esta busca ativa ocorre em áreas que são consideradas de difícil acesso, com moradores de rua e também outros grupos considerados como vulneráveis. Há cidades em que a assistência social realmente visita as famílias, mas não se trata de uma regra.
Caso você esteja com dúvida sobre a sua situação no CadÚnico, é preciso que o beneficiário vá até o site do Cadastro Único, no link https://cadunico.dataprev.gov.br/#/, ou no Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal, no https://cidadao.caixa.gov.br/#/frontpage. Ao ingressar em um dos portais, a pessoa pode ter informações sobre como está o seu cadastro para que possam ser realizadas as devidas atualizações.
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Beneficiários tiveram o pagamento do programa social suspenso
Foram suspensos os benefícios das pessoas que possuíam irregularidades no cadastro e, sobretudo, as pessoas que eram componentes das chamadas famílias unipessoais, que são compostas por uma pessoa só. Quem teve o seu cadastro bloqueado não vão poder o benefício neste mês, a menos que o cadastro seja regularizado e aprovado no CRAS.
Quem teve o benefício bloqueado no mês de abrik tem até o dia 16 de junho para realizar esta atualização pessoalmente. Quem atualizou já no mês de abril e foi aprovado, o benefício será pago normalmente em maio. Portanto, não deixe para a última hora e atualize o quanto antes.
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É importante ir antes, porque o processo de desbloqueio pode variar entre 45 dias e três meses, tudo vai depender do quanto está irregular, do nível desta irregularidade. Portanto, o desbloqueio não será de forma imediata e é por isso que se deve ter atenção.