Um crédito de carbono é uma licença que permite ao proprietário emitir uma quantidade especificada de dióxido de carbono ou outros gases de efeito estufa. Um crédito permite a emissão de uma tonelada de dióxido de carbono ou o equivalente a outros gases de efeito estufa.
Publicidade
Veja também: Como surgiu a tecnologia; saiba agora mesmo
O crédito de carbono é metade de um programa chamado cap-and-trade. As empresas que poluem recebem créditos que lhes permitem continuar poluindo até certo limite. Este limite é reduzido periodicamente. Enquanto isso, a empresa pode vender créditos desnecessários para outra empresa que precise deles.
Publicidade
As empresas privadas têm, assim, um duplo incentivo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Primeiro, eles precisam gastar dinheiro em créditos adicionais quando suas emissões excedem o limite. Em segundo lugar, eles podem ganhar dinheiro reduzindo suas emissões e vendendo suas permissões para outras empresas.
Crédito de carbono como funciona
O objetivo final dos créditos de carbono é reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Como mencionado anteriormente, um crédito de carbono representa o direito de emitir gases de efeito estufa equivalentes a uma tonelada de dióxido de carbono. De acordo com o Fundo de Defesa Ambiental, isso é o equivalente a viajar 3862 quilômetros em termos de emissões de carbono.
Publicidade
Empresas ou nações recebem um certo número de créditos e podem trocá-los para ajudar a compensar as emissões globais totais. “Como o dióxido de carbono é o gás de efeito estufa mais importante”, de acordo com a ONU, ele é simplesmente chamado de comércio de carbono.
O objetivo é reduzir o número de créditos ao longo do tempo e incentivar as empresas a encontrar formas inovadoras de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Publicidade
Crédito de carbono como vender
Qualquer empresa que comprove pelo MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) que possui créditos de carbono pode realizar a venda através de uma corretora especializada.
Porém, no Brasil 15% de todos os créditos de carbono negociados vêm da mesma fonte: Usinas hidrelétricas, solares e eólicas, pois não emitem CO2 e, portanto, são elegíveis para venda de ativos. Mesmo assim, devem estar dentro das condições previamente estabelecidas conforme mencionado no tópico acima.
Publicidade
Onde comprar crédito de carbono no Brasil?
Se sua empresa precisa se adaptar rapidamente aos padrões e requisitos de sustentabilidade ambiental, você pode comprar um crédito de carbono na CredCarbo. O site da empresa visa transparência e se correlaciona com exchanges de criptomoedas como Mercado Bitcoin, Global e Gemini.
Um recorde foi estabelecido no valor de um crédito de carbono no ano passado. O valor de uma tonelada de CO2 na Europa chegou a cerca de 57 euros por tonelada em 2021. Ou seja, R$ 365 reais. É importante lembrar que esse tipo de compromisso com os certificados de CO2 (ambiental) ainda é opcional no Brasil.