O Governo esta sempre criando novos projetos sociais e ajustando os já existentes, com o objetivo de atender as famílias em situações carentes e pessoas que precisam de uma assistência especial .
Publicidade
No entanto, o que muita gente não sabe é que existe um auxílio, pago pelo INSS equivalente a um salário mínimo, onde cada beneficiário recebe por mês, atualmente o valor de R$1.212. Valor este que é proveniente do BPC- Beneficio de Prestação continuada, destinado aos idosos de baixa renda.
Mas, este benefício não é exclusivamente para os idosos como muita gente acredita. Além dos idosos muitos jovens também necessitam desse dinheiro. Nesse caso nos referimos aos jovens com necessidades especiais que também vivem em situação de vulnerabilidade.
Publicidade
Desse modo, mesmo sendo um benefício do INSS a contribuição para a previdência não é necessário para estes casos . Assim sendo, muitos jovens que nunca contribuíram com o INSS podem receber o beneficio, pelo simples fato de o dinheiro ser pago em caráter assistencial.
Requisitos para receber o benefício BPC
Para que possa receber este benefício, é preciso preencher alguns requisitos básicos. Independente da idade o requerente precisa apesentar alguma deficiência que o impeça de exercer suas atividades no nível mental, físico , intelectual e até mesmo sensorial. Caso tenha 65 anos ou mais, importante observar as normas abaixo:
Publicidade
- Primeiramente, estar inscrito no Cadastro Único;
- Comprovar renda familiar igual ou menor que 1/4 do salário mínimo (R$ 303) por pessoa;
- Passar por avaliação médica e social no INSS (para PCD).
Importante lembrar que os efeitos da decorrentes da situação em que se encontra, tem que estar sendo vividos por pelo menos dois anos.
Como solicitar benefício?
Embora muita gente não saiba desse direito, existem três maneiras de requerer o beneficio. Veja abaixo quais são:
Publicidade
- Através do telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo);
- Também pelo site ou aplicativo “Meu INSS”;
- Ou agências da Previdência Social (APS).
Por fim, é importante destacar que o grau de deficiência precisa ser atestado pelo médico, desse modo estar com todos os comprovantes em mão é imprescindível.
Como que eu faço pra saber se eu tenho direito