Diversos boatos acerca de um empréstimo consignado sendo ofertado pelo Nubank tem tomado conta da internet nos últimos dias. O que é verdade e o que é boato? A modalidade é muito procurada pelos brasileiros devido à facilidade de contratação e de pagamento. Sem falar, é claro, da menor taxas de juros cobradas.
Publicidade
Com isso, muitos bancos ofertam a linha de crédito, uma vez que seu retorno é praticamente garantido, visto que os valores são liberados assim que o cliente deixar uma forma de pagamento garantida. Independentemente disso, será que é verdade que o Nubank entrou para o time e irá mesmo lançar a própria linha de crédito da modalidade?
Empréstimo do Nubank previsto para 2023
Os rumores acerca do consignado do roxinho são verdadeiros! A fintech tinha a sua data de lançamento inicial prevista ainda para 2022, contudo ela sofreu uma alteração. De acordo com o CEO do banco digital, David Velez, a modalidade permanece em fase de testes e está prevista para ser liberada no primeiro semestre de 2023.
Publicidade
Além disso, Velez esclareceu ainda que o banco já tem as principais autorizações para o funcionamento do crédito consignado, como a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de outras associações de servidores públicos. Com isso, se torna possível disponibilizar a modalidade, uma vez que as autorizações são necessárias para garantir o pagamento dos valores disponibilizados.
Como irá funcionar na prática?
Mesmo sem ter divulgado muitos detalhes acerca da novidade, o Nubank já afirmou que o seu intuito é de se consolidar como “vencedor de longo prazo”. Sendo assim, as taxas de juros e valores atrelados ao empréstimo consignado ainda não foram divulgados.
Publicidade
O que é esperado é que a linha tenha taxas competitivas com os demais bancos e que desburocratize a contratação do empréstimo em seu aplicativo. Caso a linha funcione da mesma forma que ocorre nos demais bancos, o principal público da nova modalidade são os aposentados, pensionistas e servidores públicos.
Dessa forma, os valores emprestados serão descontados diretamente do contracheque, do holerite ou no benefício recebidos pelo grupo citado acima. Com isso, o pagamento da dívida é garantido, uma vez que o banco irá retirar automaticamente uma parcela dos valores recebidos mensalmente por seus clientes.