Como conseguir o desconto de 65% agora?
- Desde janeiro de 2022, a tarifa social é concedida automaticamente: Para acessar o benefício, porém, os dados do CadÚnico devem estar atualizados.
- Não é necessário pedir o desconto à distribuidora de eletricidade: A fornecedora de energia é quem fica responsável por cruzar os dados de seus clientes com os beneficiários de programas federais e fazer o abatimento do valor da conta de luz.
Tenho direito, mas não recebo o desconto. O que fazer?
Quem tem direito ao benefício, mas não recebe o desconto provavelmente está com o CadÚnico desatualizado. Segundo André Osvaldo, responsável pela área de mercado da Enel São Paulo, o problema mais comum é endereço errado.
Publicidade
“Se o endereço informado no sistema federal não bate com o nosso sistema de dados, nós não podemos conceder o benefício.
André Osvaldo, da Enel
- Outro problema é com a titularidade da conta de luz. Ao se mudar para um endereço, a conta tem que estar no nome do beneficiário inscrito no CadÚnico. Caso contrário, a tarifa social não é aplicada.
- Para corrigir o problema, é preciso entrar em contato com a distribuidora de energia. Na maioria dos casos, a titularidade pode ser alterada no site da empresa. Se não for possível, é preciso entrar em contato por telefone ou presencialmente.
Como atualizar o CadÚnico?
Primeiro, confira se seus dados estão atualizados. Para isso, acesse o aplicativo do CadÚnico para smartphones ou o endereço cadunico.cidadania.gov.br em um navegador no computador.
Se os dados estiverem desatualizados, a correção precisa ser feita presencialmente. A atualização deve ser feita em postos de atendimento do CadÚnico ou nos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) dos municípios.
Separe os documentos necessários para atualizar seu cadastro e leve-os a um posto de atendimento. No caso, é preciso levar comprovante de residência, conta de luz e documento de identificação.