O Score de crédito, do inglês, “pontos”, é exatamente o que a palavra original significa. Trata-se de uma pontuação atribuída com base nos registros relativos ao histórico de pagamentos do cidadão. Em outras palavras, um score baixo é atribuído a quem costuma atrasar a quitação de dívidas, deixar débitos pendentes ou ter “o nome sujo”.
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Pessoas que apresentam um comportamento mais confiável em relação a suas dívidas, que mantem os pagamentos em dia e as informações cadastrais atualizadas, por exemplo, possuem um score maior. Isso permite que as instituições financeiras entendem que há confiabilidade para o oferecimento de crédito.
Dicas para aumentar o Score
O Score é um número variável que se adapta ao comportamento do cidadão. É possível melhorar sua pontuação de crédito através de algumas dicas. De acordo com a Serasa, é possível fazer isso das seguintes maneiras:
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Limpar o nome
O “nome sujo” é quando o CPF do titular é enviado a uma lista de birôs de crédito a pedido da empresa devedora. Por exemplo, ao não pagar a fatura do cartão de crédito, a instituição financeira deverá entrar em contato para fazer a cobrança. No caso do cliente permanecer inadimplente, é possível que a instituição entre em contato com os birôs de crédito para que “negativem” o nome do devedor.
Ao ter o nome negativado, a dificuldade em conseguir empréstimos e limites de crédito maiores aumentam muito. Isso porque estar negativado afeta bastante o score. Afim de aumentar a pontuação, quitar as dívidas pendentes para sair do negativo é muito importante.
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Pagar as contas em dia
Outra maneira de aumentar a pontuação é mantendo o pagamento de contas em dia. Sejam contas de luz, internet, água, seguros em gerais ou comércios. Atrasar – ainda mais com alta frequência – o pagamento das contas pode refletir no score, o que quer dizer que o hábito de pagar dentro da data estabelecida garante uma maior pontuação.
Dados cadastrais atualizados
Ter o cadastro atualizado é muito importante. Ao checar um CPF ou CNPJ, as instituições financeiras ou empresas privadas, ao se deparar com dados incorretos e desatualizados, podem negar crédito ao solicitante. Manter as informações pessoas e formas de contato como e-mail, número de telefone e endereço em dia é uma maneira fácil de atestar confiabilidade e garantir melhores chances de ter o pedido de crédito aceito.