Pessoas de fora podem sacar dinheiro esquecido em bancos? Brasileiros residentes no exterior também podem consultar o sistema de valores (SVR) do Banco Central (BC) e solicitar a devolução do dinheiro esquecido em contas bancárias. De acordo com o BC, todo cidadão tem direito ao reembolso.
Publicidade
Veja também;
13° salário do INSS: Pagamentos da 2ª parcela COMEÇA nesta semana
Publicidade
Contudo, o site valorareceber.bcb.gov.br pode ser acessado por qualquer pessoa, independentemente de onde more. Basta usar o CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de constituição da empresa.
Como em outros casos, é necessário um login Gov.br nível Gold ou Silver para agendar um resgate. E é possível receber os recursos mesmo que o residente estrangeiro não tenha mais conta ativa no Brasil.
Publicidade
Brasileiros que mora no exterior tem direito ao resgate do ‘valor esquecido?
Um brasileiro residente no exterior tem direito a um resgate de “valor esquecido”.
Publicidade
A forma de reembolso é determinada pelo depositário do valor a ser recebido.
Caso a pessoa não resida mais no Brasil, pode solicitar o reembolso remotamente?
Publicidade
A princípio, o reembolso pode ser feito a partir de os valores reclamados na conta Gov.br, prata ou ouro, são solicitados na data indicada no momento da solicitação.
Caso a pessoa não tenha mais conta ativa no Brasil, o que fazer? Residentes estrangeiros sem conta devem entrar em contato com a instituição financeira e acordar um método alternativo.
VEJA COMO CONSULTAR O SITE DO BANCO CENTRAL
- Acesse o site do Banco Central
- No caso de pessoa física, informe CPF e data de nascimento;
- No caso de empresas, informe CNPJ e data de abertura;
- Em caso de valores a receber, o sistema informará uma data de retorno ao site para que seja solicitado o resgate do saldo existente;
- Anote a data e o horário agendados;
- No dia agendado, acesse o site do BC e use seu login do portal Gov.br para solicitar o resgate
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO DINHEIRO ESQUECIDO
- Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano, terá uma janela de 7/3 a 11/3 para consultar e solicitar o resgate dos recursos. A data de repescagem é 12/3.
- Quem nasceu entre 1968 e 1983 ou abriu empresa neste período, terá uma janela de 14/3 a 18/3. A data de respescagem é 19/3.
- Quem nasceu após 1983 ou abriu empresa após esse ano, terá uma janela de 21/3 a 25/3. A data de respecagem é 26/3.
E SE EU PERDER O DIA DO AGENDAMENTO?
- Se você perdeu a data do agendamento, basta entrar novamente no site valoresareceber.bcb.gov.br e solicitar novo acesso. O sistema vai informar nova data para o retorno.
- Haverá ainda uma data para repescagem de acordo com a data do nascimento, como acontece com a vacinação contra a Covid.
- Se você também perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.
- Se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, não se preocupe, pois isso não afeta seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite o resgate. Fonte: Extra Globo
Por fim, as informações acimas são são próprio Banco Central, compartilhe com amigos e familiares para ajudar mais pessoas.