A princípio, a Helisul Aviação atua há muito tempo no mercado de Serviços Aéreos Especializados (SAE), que inclui; transporte de carga externa, combate a incêndio, inspeção de linhas de transmissão de energia, gasodutos e oleodutos, e evacuação e transporte aeromédico.
Publicidade
E como continuação dessa conquista, a empresa fará sua estreia no mercado de drones para transporte de cargas mais pesadas. Para viagens de longa distância, durante o evento DroneShow 2022, que será realizado de 17 a 19 de maio no Frei Caneca Convention Center em São Paulo (SP).
O mercado brasileiro de drones se desenvolveu muito rapidamente nos últimos anos e se tornou muito importante nas áreas de inspeção industrial e inspeção de instalações de energia, segurança e monitoramento remoto e logística .
Publicidade
A demanda por equipamentos pesados e voos de longa distância está aumentando. Pensando nisso, a Helisul criou sua divisão de aeronaves rádio-controladas para atender justamente esse nicho, explica Lucas Fontoura, head da Helisul Drones.
O que diferencia a operadora paranaense dos demais players, segundo a direção, é isso a Helisul atua no nicho de equipamentos mais sofisticados. Que exigem maior investimento financeiro e maior rigor operacional para manter níveis mais elevados de segurança em escalas maiores.
Publicidade
Veja também:
A demanda por drones no Agronegócio está crescendo: saiba por que essa tecnologia é tão importante
Publicidade
Tecnologia disruptiva: Você sabe o que é ? Descubra e veja 4 exemplos
Drones de carga pesada no Brasil
Primeiramente, dentro do mundo dos drones, a ANAC não exige certificação de equipamentos até um determinado tamanho, distância e peso. Bastam simples registros e o cumprimento de parâmetros de voo conhecidos para operar regularmente.
Publicidade
No entanto, quaisquer requisitos que ultrapassem esses limites, como, por exemplo, voar mais de 120 metros acima da linha de visão ou drones com peso superior a 25 kg, passam por um processo de certificação de aviação específico para drones na agência. Esse processo se chama Autorização de Projeto, explica.
E é aí que entra a Helisul. É algo relativamente novo no Brasil que lidera o mundo em termos de regras de aeronavegabilidade para drones mais sofisticados. Já existem projetos aprovados no país, mas praticamente todos são utilizados para fotografia aérea, que possuem requisitos e finalidades completamente diferentes. Com a fotografia aérea, as áreas a serem voadas são relativamente simétricas, e o grande ganho vem de voar mais alto, não tanto de longe.
Além disso, no caso da Helisul, a empresa pretende voar longas distâncias linearmente, o que é muito representa um grande desafio técnico e operacional e ainda hoje não é cumprido. A Helisul Drones não competirá com nossas operações de Helicópteros SAE existentes.
Por fim, é um serviço complementar para a categoria, que será possível expandir a oferta para os clientes e levar materiais de alto valor agregado para locais de difícil acesso que não poderíamos chegar de helicóptero ou seriam muito caros, diz ele.