O empréstimo consignado do programa assistencial Auxílio Brasil pode ser realizado em até 24 parcelas mensais, com taxa máxima de juros de 3,5%. Ou seja, os beneficiários devem pesquisar pelas melhores condições de taxas, já que os bancos podem adotar arrecadações menores do que a apresentada, tendo em vista que ela representa o teto cobrado.
Publicidade
Podem contratar o crédito do Auxílio Brasil os responsáveis familiares das famílias recebedoras do programa e titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O empréstimo do Auxílio Brasil poderá ser solicitado em qualquer uma das seguintes instituições financeiras:
Publicidade
- Caixa Econômica Federal
- Banco Agibank S/A
- Banco Crefisa S/A
- Banco Daycoval S/A
- Banco Pan S/A
- Banco Safra S/A
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
- Pintos S/A Créditos
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A
Ministro destaca pontos positivos do empréstimo
O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, vê neste momento de recuperação econômica, pós-pandemia, o empréstimo consignado para o programa assistencial como uma forma de assessorar financeiramente os beneficiários.
“Principalmente, para a troca de uma dívida muitas vezes cara por uma dívida com juros mais baratos. Essas famílias, que se encontram endividadas, às vezes pagando taxa de juros em cartão de crédito da ordem de até 20% ao mês, agora vão poder trocar essa dívida cara por uma dívida barata”, explicou Ronaldo Bento.
Publicidade
Além da ajuda com a inadimplência, uma outra possibilidade destacada pelo ministro da Cidadania, é que as famílias beneficiárias que optarem pelo empréstimo consignado utilizem o recurso para empreender. O que certamente considera o fato daqueles que recebem o Auxílio Brasil também poderem se tornar MEI.
Ronaldo Bento argumenta que “muitos profissionais autônomos que, durante a pandemia, tiveram a sua renda prejudicada, muitas vezes chegando a zero e impedidas de ganhar o seu sustento, agora, com essa ferramenta do empréstimo consignado, vão conseguir retomar a sua atividade de trabalho”.