De acordo com a projeção feita pelo Ministério da Cidadania, pasta que é responsável pela regulamentação do crédito, mais de 20 milhões de pessoas estão aptas para solicitar o empréstimo consignado do Auxilio Brasil.
Publicidade
Esse número corresponde exatamente ao número de beneficiários do programa Auxilio Brasil. E de acordo com as normas, todas as pessoas que recebem o benefício, posem solicitar o empréstimo consignado, independente de quantas pessoas moram na casa.
Vantagens do empréstimo consignado
Embora estejam aptas a fazer o empréstimo, ele não é obrigatório isso vai depender de cada um. Segundo especialistas a decisão de solicitar o empréstimo seria muito vantajoso para quem precisa de uma quantia para fazer um investimento. E isso não se limita a investimento no mercado financeiro, ele pode por exemplo: um investimento em equipamentos de trabalho ou estudo, que também é uma forma de investir.
Publicidade
Riscos de fazer o empréstimo
Em contrapartida, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil pode ser ariscado, para as pessoas que precisam desse dinheiro para suas necessidades básicas como, comida, higiene e até mesmo para pagar contas emergenciais. E essas despesas são recorrentes ou seja elas aparecem todo mês.
Desse modo aos fazer o empréstimo, que pode comprometer até 40% do valor do auxilio, você consequentemente ira receber menos nos próximos meses.
Publicidade
Pagamento das parcelas depois das eleições
Os pagamentos das parcelas do empréstimo consignado será através de desconto mensal na folha de pagamento do programa. Como informamos acima a margem do empréstimo pode ser de até R$ 40% do valor do auxílio ou seja mensalmente ele terá um desconta de até R$ 160 reais do seu benefício.
Se realmente for liberado em setembro, como informada pelo Ministro da Cidadania , as pessoas que solicitarem o empréstimos só poderiam pagar a primeira parcela em outubro após o 1º turno. Resumindo pegariam dinheiro antes e pagariam depois das eleições.
Publicidade
Esse fato gerou muitas críticas de opositores do governo, que apontam o projeto como eleitoreiro. O Ministério da Cidadania rebate acusações dizendo que a intenção do poder executivo é democratizar o acesso ao crédito.
Data para liberação
O prazo para a liberação da linha de crédito consignado Auxílio Brasil, segundo Ronaldo Bento, Ministro da Cidadania, informou em uma entrevista que a previsão para a liberação oficial é no mês de setembro.
Publicidade
“Acredito que até início do mês que vem seja tudo regulamentado. Em setembro deve estar operacional”, disse Bento.
Conclusão, a medida é positiva no entanto, as pessoas precisam agir de maneira consciente na hora de solicitar o empréstimo. Pois, o que poderia ajudar pode acabar prejudicando o seu orçamento.