Quem procura um empréstimo geralmente pensa em um empréstimo pessoal ou cartão de crédito. Mas você sabia que existem outros tipos? Um deles é o empréstimo com garantia de imóvel. Nesse caso, sua casa, apartamento ou empresa serve de garantia para a empresa que empresta o dinheiro.
Publicidade
Antes de correr atrás do empréstimo, é muito importante colocar as despesas na ponta do lápis. É importante avaliar e comparar todas as opções para encontrar a melhor opção. nesse sentido, o empréstimo com garantia de imóvel, é importante ter a certeza de que pode pagar o empréstimo. Lembre-se que este tipo de empréstimo é sobre seus bens (casa, apartamento ou negócio).
Conheça o empréstimo com imóvel em garantia
- Diferente do empréstimo com garantia de veículo, o bem que será usado como garantia não precisa estar quitado.
- Pode ser usado tanto um imóvel residencial como um comercial.
- As taxas de juros são mais baixas, porque o consumidor dá o imóvel como garantia.
- Por outro lado, diferente do empréstimo com garantia de veículo, no caso do imóvel você pode vender o bem. Mas o processo é um pouco diferente da venda tradicional.
Ao negociar com o comprador, é preciso deixar claro que parte do valor será utilizado para quitar sua dívida com o banco. O comprador paga o saldo devedor e aguarda o banco dar baixa na venda do ativo. Essa baixa pode durar até 30 dias.
Publicidade
Como solicitar empréstimo com garantia de imóvel
- Simule e compare as opções de crédito disponíveis;
- Depois que escolher o empréstimo, a empresa fará uma análise de renda para verificar as suas condições financeiras e capacidade de pagamento;
- O imóvel também precisa passar por avaliação física e jurídica;
- Em seguida, é preciso assinar a papelada e fazer o registro de todos os documentos no cartório;
- Após essa etapa, é liberado o crédito.
A aprovação de crédito para o empréstimo com garantia de imóvel é mais burocrática. Isso ocorre porque é preciso ter certeza que a garantia seja válida.
Cuidados necessários
- Se o empréstimo não for pago em dia, o banco pode leiloar o imóvel para receber o dinheiro que foi emprestado.
- Cada imóvel só pode estar alienado em apenas uma operação. Ou seja, ele só pode ser garantia para um empréstimo por vez.
- O valor do empréstimo não pode ultrapassar 60% do valor do imóvel. E é uma empresa terceirizada quem faz a avaliação.
Revelado a data para liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Publicidade
Por fim, agora você já sabe que existe mais uma opção de empréstimo no mercado. Se ficou alguma duvida, deixe nos comentários logo abaixo que em breve estaremos respondendo!