A pouco tempo houve a aprovação da Medida Provisória (MP), que libera o empréstimo consignado Auxílio Brasil para aprovados no programa social. Essa modalidade de crédito permite que as parcelas do contrato sejam descontadas diretamente no extrato do benefício. Mas o beneficiário negativo também tem acesso ao empréstimo? Veja nosso artigo até o final.
Publicidade
Consignado do Auxílio Brasil valerá para quem está negativado?
Resumindo, o empréstimo consignado Auxílio Brasil tem juros mais baixos. Estará disponível mesmo para aqueles que são negativos. Ou seja, com o nome sujo devido a restrições no CPF. Vale lembrar que quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também tem acesso ao crédito.
Após a implementação, o crédito consignado Auxílio Brasil tem margem marginal de 40%. O percentual indica quanto de desconto pode ser concedido do benefício caso você assine contrato com bancos. A estimativa é baseada no valor atual do programa que é de R$ 600.
Publicidade
Estima-se que as taxas de juros dedutíveis do Auxílio Brasil sejam superiores às taxas de juros dedutíveis dos pensionistas do INSS do Auxílio Brasil. Atualmente, o percentual médio para pessoa física é de 1,74%. No caso de empréstimos a beneficiários do programa, estima-se que as taxas de juros cheguem a 5,85%.
Além disso, vale ressaltar que apesar da simples aprovação, o empréstimo do Auxílio Brasil diminuirá o valor do benefício. Portanto, pode afetar a renda familiar.
Publicidade
Como fazer o empréstimo consignado Auxílio Brasil?
A princípio, ainda não há data para o início da contratação desse tipo de empréstimo. O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, no entanto, afirmou que a operação deve ser iniciada até o início de setembro.
Muitos bancos e financeiras, apesar disso, já estão fazendo um pré-cadastro para os interessados. Depois que a regulamentação for publicada, para fazer o empréstimo será preciso procurar uma instituição credenciada pelo governo para isso.