O empréstimo consignado do Auxílio Brasil é aguardado com ansiedade pelos beneficiários. Essa nova modalidade pode ser uma ajuda muito benéfica para as famílias beneficiadas pelo programa social.
Publicidade
O empréstimo já tem data para começar. Segundo o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, a operação de empréstimo terá início em setembro.
“A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até início do mês que vem seja tudo regulamentado”, informou o ministro.
Publicidade
De acordo com o governo, os ajustes finais serão feitos para permitir que as Intuições atendam o empréstimo aos beneficiários do programa social. Todas as normas e regras devem ser anunciadas até o início do próximo mês.
Bancos que operarão o empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Segundo o ministro, cerca de 17 bancos estão confirmados para operar o crédito consignado Auxílio Brasil.
Publicidade
“Hoje já temos quase 17 instituições financeiras homologadas pelo ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito consignado a essa população”, disse.
Alguns bancos comentaram sobre a operação de empréstimo de setembro. Alguns bancos, como o Bradesco, não participarão da campanha.
Publicidade
Segundo o Banco Agi, a aprovação da modalidade está confirmada. “O Agi já oferece crédito consignado para beneficiários do INSS e agora passa a oferecer também para beneficiários do Auxílio Brasil”, disse a instituição.
A princípio, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil ainda estão avaliando como funcionará a modalidade. Entretanto, a probabilidade de eles participarem da ação é muito alta.
Publicidade
Conforme mencionado anteriormente, o Banco Bradesco não participará da operação de empréstimo. Além da instituição, o Banco Itaú e o Santander também confirmaram que não prestarão o serviço.
Conforme o presidente do Bradescos, Octavio de Lazari Junior, “como é de taxa de juros muito alta, como é uma operação em que as pessoas terão o auxílio por período definido, nós entendemos que é melhor não operar na carteira, pois estamos falando de vulneráveis”, afirmou.
Quem vai poder fazer o empréstimo do Auxílio Brasil?
O empréstimo consignado pode ser contratado pelas famílias beneficiárias do Auxílio Brasil. O pagamento do empréstimo é deduzido automaticamente do benefício da pessoa que o contratou. Lembre-se que cada beneficiário pode vincular até 40% de sua ajuda.
Por fim, ao fazer o empréstimo, o beneficiário é submetido a uma análise de crédito pelo banco que opera a modalidade para saber se o cidadão pode acessar o dinheiro.
Calendário de pagamento do Auxílio Brasil de R$600 de Setembro
- NIS terminado em 1 – Recebe dia 19 de setembro;
- NIS terminado em 2 – Recebe dia 20 de setembro;
- NIS terminado em 3 – Recebe dia 21 de setembro;
- NIS terminado em 4 – Recebe dia 22 de setembro;
- NIS terminado em 5 – Recebe dia 23 de setembro;
- NIS terminado em 6 – Recebe dia 26 de setembro;
- NIS terminado em 7 – Recebe dia 27 de setembro;
- NIS terminado em 8 – Recebe dia 28 de setembro;
- NIS terminado em 9 – Recebe dia 29 de setembro;
- NIS terminado em 0 – Recebe dia 30 de setembro.
Como fazer a consulta dos pagamentos?
Por telefone
O beneficiário pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania;
Ademais, o beneficiário também pode ligar na central de atendimento da Caixa, pelo telefone 111.
Por aplicativos
Primeiramente, no aplicativo Auxílio Brasil (disponível para download gratuitamente para Android e iOS);
Por fim, no aplicativo Caixa Tem (disponível para download gratuitamente para Android e iOS).