Nós do Portal/Blog separamos 4 opções diferentes de empréstimo para negativados. Você pode analisar e ver qual delas mais se aplica a sua situação. veja nosso artigo completo até o fim.
Publicidade
Estar em um lugar onde o nome negativo é comum para a maioria dos brasileiros é algo que a Serasa tem estatísticas a revelar. Cerca de 65 milhões de pessoas têm esse problema no Brasil. De muitas maneiras, suas vidas podem se tornar consideravelmente mais desafiadoras por causa disso.
Veja também: Empréstimo com garantia de celular; Conheça essa nova modalidade
Publicidade
Pessoas que possuem certos tipos de restrições podem enfrentar diversas dificuldades em adquirir linhas de crédito.
Um exemplo disso é quando um indivíduo tem dificuldade em abrir planos de parcelamento, obter cartões de crédito ou obter empréstimos. Todas essas coisas são praticamente necessárias.
Publicidade
Fazer um empréstimo é uma boa solução?
É evidente que muitas pessoas não gostam de se endividar, então os especialistas recomendam apelar para elas para tirar esse peso das costas de vez em quando. Como resultado, de acordo com especialistas, existem dívidas que podem não ser tão ruins.
Conseguir um empréstimo implica assumir outra dívida que exigirá muita dedicação de quem o solicitou, principalmente porque o não pagamento pode resultar em taxas de juros excessivamente altas, prejudicando o pagamento das parcelas e podendo virar até mesmo um efeito bola de neve.
Publicidade
No entanto, conseguir o dinheiro dessa forma permite que o cliente recupere o poder de compra, mas é importante ficar atento a alguns pontos importantes para que isso ocorra de forma tranquila. Uma delas é a condição de pagamento.
Ao contrário dos valores anteriores, o empréstimo deve ter uma condição que seja possível e realista para o beneficiário, pois só assim é possível pagar um valor acessível além da retirada da restrição de nome.
Publicidade
Afinal, existe empréstimo para negativado?
Foi só pensando na situação das pessoas negativas que algumas instituições criaram oportunidades para elas conseguirem crédito.
A primeira opção é o empréstimo consignado, pois o pagamento do valor parcelado não é apenas uma opção segura para a instituição financeira, mas também vem diretamente do salário do beneficiário. Isso é feito através de um desconto automático.
Outra opção é um empréstimo por “garantia”. Naturalmente, os bancos também querem se sentir seguros para quitar a dívida, por isso, na versão corporativa desse empréstimo, o cliente deve oferecer algo para garantir o empréstimo.
Um exemplo bem usado é a garantia por celular que pessoas usam como empréstimo para negativados.
É claro que, na opção acima, o bem retorna ao seu antigo proprietário quando o valor pago na rescisão do empréstimo é devolvido. Mas ainda pode ser retirado nos casos em que o valor não seja pago integralmente.
Além disso, a Caixa Econômica oferece uma parcela do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia de pagamento.
Por fim, tem a opção de microcrédito da Caixa Econômica Federal. Porém é uma limitação importante que o empréstimo seja oferecido apenas para pessoas que são microempreendedoras. Isso significa que você só poderá pedir emprestado se tiver MEI ou NCPJ.