Manchas escuras que surgem nas pernas, braços ou outras partes do corpo podem passar despercebido para pessoas que costumam esbarrar em móveis e maçanetas pela casa. Porém, se as marcas surgem com frequência e sem motivo aparente é necessário investigar as causas.
Publicidade
E se entre as causas para o aparecimento de manchas roxas ou avermelhadas na nossa pele estão a ansiedade ou o estresse? Temos muito em mente que elas surgem somente devido a uma batida, por exemplo. No entanto, mesmo não sendo tão evidente, essas marchinhas podem surgir por questões ligadas a como nosso corpo reage aos fatores externos.
O psicólogo Guilherme Stanford, professor do curso de Psicologia do Unipê, explica que os hormônios do estresse, em especial o cortisol, favorecem alterações no nosso sistema imunológico. Assim, podem ocasionar manchas roxas. “Esses hormônios podem desencadear erupções cutâneas, opacidade ou acelerar o envelhecimento e agravar doenças da pele, como eczema e psoríase”, diz o docente.
Publicidade
Além do estresse, a ansiedade, a depressão e outros transtornos psicológicos também podem estar relacionados e ou associados ao agravamento de problemas como acne, vitiligo, psoríase, dermatite atópica, rosácea e herpes. “Algumas respostas alérgicas surgem a partir de estressores sociais com lesões eczematosas e placas vermelhas formando escamas, como na dermatite seborreica”, exemplifica Guilherme, que também é biólogo.
Como melhorar?
Quando as manchas roxas surgem é preferível realizar um exame com um médico hematologista. Caso confirmado alguma alteração hematológica, há indicação para tratamento médico. Mas se os diagnósticos desse grupo forem eliminados e se chegue ao diagnóstico psicológico, é indicado para essa pessoa o acompanhamento psicoterápico.
Publicidade
Segundo Guilherme, a psicoterapia ajuda a reorganizar a mente para auxiliar nos enfrentamentos do dia a dia, que tem sido agitado e cheio de fatores de pressão emocional na contemporaneidade.
“O tratamento psicoterapêutico deve levar em consideração aspectos multifatoriais relacionados à ansiedade e ou depressão. E ainda deve levar em consideração mudanças nos aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais. Reorganização no estilo da alimentação e atividade física muito colaboram com a melhora dos sintomas”.
Publicidade
pontua Guilherme
Por fim, a melhor forma de identificar se o surgimento das manchas é grave é se dirigindo até um especialista. “Sempre que identificar a presença de manchas roxas na pele as pessoas devem procurar um dermatologista ou hematologista, que são os profissionais capacitados para identificação e tratamento das púrpuras, pois essas manchas podem ser devido a um simples trauma, deficiência de vitamina C, envelhecimento, até causas mais graves como: Leucemia, Hemofilia, Meningite, Embolia, doenças de natureza genética, entre outras”, finaliza.