Mais de 9 bilhões foram devolvidos ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ontem (6) porque vários trabalhadores se esqueceram de sacar o FGTS extraordinário de até R$ 1.000. O benefício foi liberado pelo governo federal de abril a junho para movimentar a economia brasileira após o aumento da inflação e dos juros.
Publicidade
O valor foi depositado em uma caderneta de poupança social digital criada automaticamente pela Caixa Econômica Federal, dependendo do mês de nascimento do empregado, e pode ser sacada até o último sábado. No entanto, segundo a Caixa, os valores não movimentados foram devolvidos às contas do FGTS com a reavaliação monetária acumulada no período.
Por fim, esse beneficio não foi liberado para quem fez a antecipação do FGTS por meio do saque aniversario e estava com todo o saldo do fundo bloqueado para quitar esse empréstimo, e não vai conseguir acessar ao saque do FGTS pela via extraordinária.
Publicidade
Saque do FGTS extraordinário: entenda agora
Essa modalidade de acesso ao saldo do fundo recebeu esse nome por se diferenciar das opções tradicionais, confira:
- demissão por justa causa;
- saque-aniversário no mês de nascimento;
- saque-calamidade (em caso de desastres naturais);
- aposentadoria;
- compra da casa própria; e
- doença grave.
Como sacar o dinheiro esquecido?
Primeiramente, quem esqueceu tem nova oportunidade de sacar o FGTS extraordinário de R$ 1.000 ou o valor total do fundo se o saldo for menor. Os interessados devem solicitar o crédito até 15 de dezembro. Dessa forma, o dinheiro será transferido para o Caixa Tem em até 15 dias.
Publicidade
A solicitação de saque pode ser feita por meio do aplicativo do FGTS disponível para smartphones e dispositivos móveis com sistemas Android e iOS. Não é permitido consultar o site da Caixa, que foi desativado há alguns meses, restando apenas o aplicativo dedicado a essa função.
Quem trabalha com carteira assinada regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem direito ao resgate. Em seguida, veja também quem tem direito ao FGTS extraordinário:
Publicidade
- Trabalhadores domésticos;
- Trabalhadores rurais;
- Trabalhadores temporários, intermitentes, avulsos e safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita); e
- Atletas profissionais.
Uma vez liberado o valor, é possível sacar o FGTS extraordinário nos caixas eletrônicos pelo aplicativo Caixa Tem; transferir o dinheiro para qualquer conta gratuitamente, independentemente do banco; pagar as contas da casa; e fazer compras online.
Além disso, se você tiver uma senha de cartão cidadão, também poderá sacar em postos lotéricos e terminais de autoatendimento. Por fim, o valor será devolvido automaticamente ao fundo com correção monetária caso não seja resgatado pelo funcionário até 15 de dezembro de 2022.