Foi dado inicio aos pagamentos do novo Programa Bolsa Família começaram na última segunda-feira (20), mas nem todos os beneficiários vão receber o benefício. Mesmo que, apesar do governo federal prometer que o novo programa de transferência de renda atenderia a todas as famílias do antigo Programa Auxílio Brasil, vários beneficiários receberam notificação neste mês avisando sobre a suspensão do benefício por dois meses.
Publicidade
Bolsa Família terá nova antecipação em Março? Confira
As famílias afetadas foram as que apresentaram problemas em relação a frequência escolar das crianças e adolescentes no final do ano passado de 2022. Conforme o comunicado apresentado no aplicativo Bolsa Família, o pagamento estava sendo bloqueado porque os menores de idade da família teriam faltado a escola mais do que o permitido nos meses de outubro ou novembro de 2022. Veja:
Publicidade
“Mensagem do Bolsa Família
Condicionalidades – Suspensão
Publicidade
Seu benefício ficará suspenso em março e abril porque alguém da sua família faltou a escola mais do que o permitido em outubro ou novembro de 2022. Para manter o benefício crianças e adolescentes devem frequentar a escola. Se quiser apresentar justificativa ou acha que houve algum erro procure o setor do Bolsa Família da sua Cidade.
Cod. 08″
Publicidade
Mensagem apresentada no aplicativo Bolsa Família para beneficiários suspensos por dois meses.
Bolsa Família será bloqueado em março e abril?
Para quem não sabe, o novo Bolsa Família possui requisitos, que são regras que precisam ser seguidas pelas famílias para garantir o recebimento do benefício. Entre elas, há uma que exige que os menores de idade da família estejam matriculados na escola e apresentem boa frequência de comparecimento as aulas. Crianças menores de seis anos de idade devem comparecer em pelo menos 60% das aulas, e os maiores precisa estar em pelo menos 75% de presença nas aulas.
Publicidade
Se o beneficiário afetado acredita que não houveram faltas no final do ano passado, a mensagem orienta que o órgão responsável pelo programa social no munícipio seja procurado. Normalmente está localizado nas prefeituras ou nos Centros de Referencia da Assistência Social, os CRAS. Entretanto, se as faltas escolares de fato ocorreram, não há o que fazer além de aguardar o fim da suspensão e ficar atento as novas regras do programa.
Nubank da excelente notícia para este grupo de trabalhadores; veja
O governo federal consegue ter acesso a frequência escolar das crianças e adolescentes do Bolsa Família porque o Ministério do Desenvolvimento Social recebe todos os meses os dados de saúde e educação de todos os membros da família, como vacinas e comparecimento as aulas, por exemplo. Portanto, é necessário atender as regras do programa e evitar suspensões futuras.
Novo calendário de pagamentos do Bolsa Família março
Em seguida, veja abaixo o calendário de pagamentos completo do mês de março do novo Programa Bolsa Família e verifique as datas de repasse deste mês, de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário:
NIS de final 1 – depósito na conta em 20 de março (liberado em 18/03)
NIS de final 2 – depósito na conta em 21 de março
NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de março
NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de março
NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de março
NIS de final 6 – depósito na conta em 27 de março (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 25/03)
NIS de final 7 – depósito na conta em 28 de março
NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de março
NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de março
NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de março
O novo Bolsa Família será pago principalmente por meio do aplicativo Caixa Tem, que todos já conhecem. Além disso, se o beneficiário não tiver acesso ao aplicativo ou se os dados cadastrais estiverem irregulares, evitando a abertura de uma conta digital, você poderá sacar o valor por outros meios utilizando um dos cartões do programa, inclusive os antigos, desde que eles ainda estejam ativos.