O Auxílio Brasil é um benéfico destinado as famílias que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza no país. Compostas por , gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças, adolescentes e jovens de 0 e 21 anos incompletos. O programa repassa verbas para essas famílias afim de que elas consigam superar a situação de vulnerabilidade social.
Publicidade
O Auxilio Brasil é gerido pelo Ministério da Cidadania que é responsável pelo envio dos recursos do pagamento do benefício. O programa já beneficiou 20 milhões de famílias, mas apesar disso muitas famílias ainda não conseguiram receber esse benefício por um motivo bem comum que não se dão conta. A falta do registro do CadÚnico.
De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 50% dos moradores de rua não possuem inscrição no CadÚnico, impossibilitando assim de receberem o benefício que tem direito.
Publicidade
Isso impede que pessoas carentes recebam o Auxilio Brasil
Conforme dados do Ministério da Cidadania, 172 mil famílias em situação de rua foram inscritas no CadÚnico em abril deste ano. Mas ainda sim, outras milhares não tem conhecimento algum sobre o Auxilio Brasil ao qual tem direito. O que as tornam invisíveis para as estatísticas.
Além de não saberem sobre o programa Auxilio Brasil, muitas famílias se quer sabem da existência do CadÚnico, consequentemente deixam de receber entre outros benefícios de assistência social o Auxilio Brasil.
Publicidade
Atraso no Censo atrapalhou famílias carentes
O Censo é uma ferramenta muito importante para para o levantamento de dados e características de um país. No entanto a pesquisa Censo que deveria ter acontecido em 2020 mas só aconteceu agora neste ano acabou prejudicando o mapeamento da população em situação de vulnerabilidade no país. Sendo assim, não há evidencias para que as autoridades responsáveis, criem politicas publicas mais eficazes.
Por fim, o cadastramento no CadÚnico é um pré-requisito, no entanto não significa que a família terá a entrada instantânea no programa. O Ministério da Cidadania seleciona mensalmente de forma automatizada as famílias que irão receber o benefício. Então esteja sempre com a informações atualizadas.
Publicidade