Caixa Econômica Federal libera dinheiro esquecido para brasileiros. Estamos falando do Abono Salarial do FGTS e do PIS/Pasep. Os recursos podem vir de modalidades cujo calendário original já está fechado, ou de outras que nem todos sabem que existem. Confira-os abaixo!
Publicidade
Trabalhadores que trabalharam pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2019 ou 2020 podem ter saldos a receber. Além disso, devem ter ganho médio de até dois salários mínimos por mês, estar inscritos no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos e ter os dados informados corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais (Rais).
Os valores liberados não são fixos e variam de acordo com o número de meses trabalhados nos anos-base. Para saber quanto você pode receber e se é elegível ao programa, o funcionário pode acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Além disso, o período de cancelamento para ambos os calendários é 29 de dezembro de 2022.
Publicidade
Cotas PIS/Pasep
O benefício é para trabalhadores que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988. Conforme explica a Caixa, mais de 10 milhões de pessoas ainda podem sacar os recursos. Estima-se que o valor esquecido chegue a R$ 23 bilhões.
Para saber se você tem recursos disponíveis, a pessoa precisará baixar o aplicativo do FGTS. Pois os recursos do extinto fundo PIS/Pasep foram encaminhados ao Fundo Garantidor. Outra opção é ir a uma agência com documentação oficial com foto para aconselhamento.
Publicidade
Em caso de falecimento do titular, os herdeiros do falecido podem fazer o saque. O prazo máximo de saque é até 2025. Caso não seja resgatado, os recursos passarão a fazer parte permanente do tesouro da União.
FGTS
Trabalhadores que estejam desempregados há pelo menos 3 anos ou que trabalhem informalmente sem estarem cadastrados na carteira podem rescindir o FGTS. De acordo com a Lei 8.036/90, esses períodos de folga devem ser ininterruptos e as contas vinculadas ao fundo.
Publicidade
Portanto, pessoas que estão desempregadas há pelo menos 3 anos consecutivos podem receber o FGTS. A verificação do saldo pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, que pode ser baixado em celulares Android e iOS.
Por fim, os documentos exigidos durante o procedimento podem incluir carteira de identidade, número de PIS/Pasep/NIS e carteira de trabalho que comprove a ausência de vínculo empregatício.