O governo federal acaba de anunciar uma revisão nos novos critérios do Bolsa Família 2023. Nesse sentido, mais de 60 mil beneficiários devem perder o benefício em apenas um estado. Contudo, outras 30 mil famílias passarão a receber o auxílio do programa social, no lugar de quem o perdeu.
Publicidade
Pagamentos do Bolsa Família começam em POUCOS DIAS; veja o CALENDÁRIO ATUALIZADO
Isso porque, a partir de março, o governo vai fazer uma série de revisões cadastrais para avaliar se os beneficiários seguem atendendo aos quesitos. Além disso, houve também revisões dos critérios do programa. Ou seja, as famílias devem se atentar para não perder o benefício.
Publicidade
Só no Rio Grande do Sul, vão sair do cadastro cerca de 10% de toda a população que recebe o Bolsa Família, isto é, aproximadamente 66 mil beneficiários. Em suma, de alguma forma eles não se enquadram nas regras atuais do programa, ou não estão com o CadÚnico atualizado.
Informações sobre o Bolsa Família no Rio Grande do Sul
Em fevereiro de 2023, mais de 630 mil famílias receberam o Bolsa Família no estado. Além disso, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome ao portal GaúchaZH, o valor transferido no mês passado para as famílias gaúchas foi de R$ 382 milhões.
Publicidade
BOLSA FAMÍLIA 2023: Beneficiários vão ganhar novo Cartão; veja
Contudo, mesmo que 10% dessas famílias não se enquadrem mais no benefício, cerca de 30 mil famílias que estavam em fila de espera passarão a integrar o Bolsa Família. Dessa forma, o Secretário de Assistência Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel, entende como positiva a reavaliação do governo.
Publicidade
Novas regras do benefício social do governo
Fantinel considerou os novos critérios positivos porque voltaram a vigorar regras que foram suspensas durante o último mandato presidencial. Agora, a presença de crianças e adolescentes na escola e cuidados com a saúde de toda a família são critérios excludentes do Bolsa Família.
Caixa libera NOVO saque de R$ 6 mil para ESTE grupo; veja como sacar
Publicidade
Além disso, uma série de fraudes no CadÚnico do Bolsa Família também está sendo analisada. Dessa forma, famílias que fraudaram o cadastro ou não o atualizaram podem ter seu benefício suspenso.