Durante a pandemia de Covid-19, muitos brasileiros sofreram não só com o vírus – trágico em todo o mundo – mas também por conta da crise econômica provocada pela quarentena. Por isso, uma proposta popular levada por beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre um 14º salário pode enfim ter um decisão final. Saiba mais abaixo.
Publicidade
Decisão oficial sobre o 14º salário
Como relatado acima, a proposta de um 14º salário foi um pedido feito pelos beneficiários do INSS ao Congresso Nacional em 2020 no meio do grande momento da pandemia que afetava a saúde e o bolso dos brasileiros. Assim sendo, desde à época se aguardava uma decisão sobre o assunto.
E até o presente momento, nada mudou pois os parlamentares ainda não aprovaram o projeto. Contudo, mesmo que pudesse apreciada este ano, o 14º salário ainda teria de receber ou não a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro. Sem nenhuma resposta, coube à população e beneficiários do INSS se contentarem com 13º salário, pagos ainda no primeiro semestre do ano em cota única.
Publicidade
Décimo terceiro de aposentados e pensionistas foi adiantado pela crise
Neste ano de 2022 – assim como no ano passado – uma saída encontrada pelo Governo Federal para lidar com a crise do coronavírus foi uma das mais comuns para a época onde tudo parecia estar um caos, seja ele sanitário ou econômico.
Desse modo, a maioria dos segurados do INSS que foram tão afetados pelo momento, receberam as parcelas do seu 13º nos meses de abril e junho. Com isso, muitos puderam enfrentar a grande alta nos preços dos alimentos e outros itens básicos, como gás de cozinha e aumento dos combustíveis.
Publicidade
A saber, mais de 30 milhões de beneficiários da autarquia federal receberam o seu abono natalino antecipado. Por conseguinte, todas essas pessoas não tiveram direito a novos valores no final do ano, quando o salário extra é tradicionalmente pago.
E por conta disso, perto da chegada de dezembro, o assunto do 14º salário voltou à tona, mas sem indícios de que o projeto iria avançar da Câmara dos Deputados para o Senado Federal e assim para a sanção presidencial.
Publicidade
Grupo teve acesso ao 13º em dezembro deste ano
Apesar de não ter conseguido ainda a aprovação do 14º salário, um grupo de segurados do INSS recebeu o pagamento do abono natalino neste final de ano.
Trata-se daquelas pessoas que se aposentaram a partir de maio de 2022 e não haviam recebido o adiantamento do primeiro semestre. Dessa maneira, todos eles receberam os valores referentes ao 13º juntamente com o pagamento normal de dezembro.
Publicidade
Obviamente, o valor recebido por cada um deles foi proporcional à quantidade de meses de segurado do INSS. No entanto, independente do instrumento de cálculo usado, esse dinheiro decerto veio em um ótimo momento.
Por fim, vale lembrar que em janeiro, o novo salário mínimo vai impactar os pagamentos de aposentados e pensionistas que também terã seu reajuste programado.