O Governo Federal está enviando mensagens para os beneficiários do Bolsa Família. Desde que o presidente Lula do PT (Partido dos Trabalhadores) foi anunciado como o chefe do Executivo, muitas mudanças na transferência de renda foram anunciadas. Oficialmente, o benefício ainda se chama Auxílio Brasil, que foi criado em 2021 pelo ex-presidente Bolsonaro (PL).
Publicidade
Contudo, Lula pretende voltar com a transferência nos moldes do Bolsa Família de seus primeiros mandatos. Ou seja, um valor mínimo, que irá variar conforme a quantidade de integrantes do núcleo familiar. Na realidade, a regra do Auxílio Brasil de parcelas de R$ 600,00 continua válida. Mas, o novo Governo também vai liberar um adicional de R$ 150,00 para algumas famílias.
Por fim, o Governo está notificando os beneficiários que estão no pente-fino. Continue lendo esta matéria para saber o que fazer se você for convocado para a averiguação do Bolsa Família.
Publicidade
Governo está notificando os beneficiários que estão na mira do pente-fino do Bolsa Família
Antes de mais nada é importante deixar claro que é verdadeiro a intenção do Governo em realizar um pente-fino do Bolsa Família. Contudo, é fake que os bloqueios já estão acontecendo. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) se pronunciou sobre o tema.
Em uma nota oficial garantiu que as famílias unipessoais estão garantidas na transferência de renda até maio deste ano. Ou seja, o benefício será pago em fevereiro, março, abril e maio. Famílias unipessoais são compostas por apenas um único integrante, de acordo com as regras do programa.
Publicidade
Mesmo que a prática não seja proibida, levantou suspeitas. Afinal, houve um aumento no cadastro de famílias unipessoais em 2021. Acredita-se que muitas dessas pessoas estejam cadastradas como unipessoal, mas já moram em famílias que recebem o Bolsa Família. Ou seja, estão recebendo o benefício de forma indevida.
Como houve um apagão de dados no sistema do antigo Ministério da Cidadania, o Governo Federal não vai mais realizar o pente-fino previsto para o começo deste ano. Haverá uma outra averiguação, prevista para março. Assim, os cadastrados como família unipessoal terão que comparecer ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
Publicidade
É importante deixar claro que ser notificado não implica no corte do benefício. Conforme já explicado, não é possível acessar os dados da antiga gestão. Então, o novo Governo precisa criar um novo banco de dados. Por essa razão, existe a necessidade da averiguação. O benefício só será cortado se for comprovado que a pessoa recebe de forma indevida.
Veja outras mudanças
Diante disso, o MDS deverá anunciar uma nova versão do Bolsa Família em março. Até lá, oficialmente, a transferência de renda é chamada de Auxílio Brasil. Lula já deixou claro que as famílias precisarão seguir as condicionantes. Ou seja, deverão cumprir com obrigações educacionais e de saúde em troca do benefício.
Publicidade
Crianças de até sete anos, por exemplo, deverão tomar vacina pelo SUS (Sistema Único de Saúde).