O imposto de renda no Brasil é um imposto progressivo, o que significa que as pessoas que ganham mais dinheiro pagam um percentual maior de imposto sobre sua renda do que aquelas que ganham menos. O imposto incide sobre a renda total do indivíduo, independentemente da fonte dessa renda.
Publicidade
Existem seis faixas nas quais os contribuintes são divididos de acordo com seu faturamento, e o percentual do imposto a pagar aumenta à medida que a faixa aumenta. A faixa mais baixa paga 7,5% de imposto sobre seu ganho total, enquanto a faixa mais alta paga 27,5%.
Veja também:
Publicidade
Empréstimo de até R$ 1 mil pelo Caixa Tem esta liberado; Saiba como sacar
Há uma série de deduções e subsídios que podem ser reivindicados contra a renda tributável, incluindo despesas incorridas na produção de renda, doações para caridade e pagamentos feitos para seguro médico.
Publicidade
O prazo para apresentação da declaração de imposto de renda no Brasil é 30 de abril de cada ano.
Quem tem prioridade na Restituição do Imposto?
As restituições de imposto de renda no Brasil geralmente são pagas com bastante rapidez, mas há uma lista de prioridades de como as restituições são distribuídas. A ordem de prioridade é: indivíduos que ganham até um salário mínimo; aposentados; contribuintes com dependentes; e todos os demais contribuintes.
Publicidade
As primeiras pessoas a receberem seus reembolsos são aquelas que ganham um salário mínimo ou menos. Isso ocorre porque esses contribuintes têm a menor quantidade de dinheiro retido de seus contracheques ao longo do ano, então é provável que precisem do dinheiro com mais urgência.
Em seguida na lista de prioridades estão os aposentados, que muitas vezes dependem de suas restituições de imposto para fazer face às despesas.
Publicidade
Seguem-se os contribuintes com dependentes, já que esses indivíduos normalmente têm famílias maiores e enfrentam maiores desafios financeiros. Por fim, todos os demais contribuintes recebem seus reembolsos por ordem de apresentação de suas declarações.
Como consultar a Restituição do Imposto de renda 2022?
A princípio, a restituição do imposto de renda pode ser uma grande ajuda para os contribuintes que têm direito a recebê-la. O site oferece uma variedade de informações e serviços para cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, como obter a restituição de impostos, como apresentar uma declaração de imposto de renda, opções de pagamento e muito mais.
Para consultar a restituição do imposto de renda pelo site, acesse o menu “Meu Imposto de Renda” e selecione “Consultar a Restituição”. Você será solicitado a fornecer seu CPF (número de identificação do contribuinte) ou CNPJ (número de identificação do contribuinte para empresas), data de nascimento e a cidade em que você mora.
Você poderá então visualizar informações sobre seu reembolso de imposto de renda, incluindo o valor devido, a data em que foi emitido e o motivo do reembolso.
Como fazer a consulta pelo aplicativo?
primeiramente, a receita Federal criou um aplicativo que ajudará os contribuintes a verificar sua obrigação de pagar e também a arquivar suas declarações. O aplicativo, chamado “Receita Federal”, pode ser baixado na Play Store ou na App Store. Com ele você só precisar colocar seu CPF para fazer a consulta.
Novidades para a restituição do Imposto de Renda 2022
A partir deste ano, os pagamentos das restituições do imposto será feito através do PIX.
Por isso, se você ainda não tem, já faça pois é bem simples de fazer direto pelo aplicativo de seu banco.
Por fim, um detalhe importante é que o precisa seu um PIX cadastrado em seu CPF para que o pagamento seja feito corretamente.