Imposto de Renda 2023: Declaração pré-preenchida é liberada; veja como fazer

A versão pré-preenchida da declaração do Imposto de Renda 2023 está disponível desde as 9h desta quarta-feira (15).

Tamires Marques
Tamires Marques
Leitura

A versão pré-preenchida da declaração do Imposto de Renda 2023 está disponível desde as 9h desta quarta-feira (15). No mesmo horário, começou o prazo de entrega da declaração.

Publicidade

A declaração pré-preenchida economiza tempo, evita erros e neste ano dará prioridade na restituição. Até às 12 horas, 565.965 declarações tinham sido entregues. Do total, 288.368 usaram a modalidade pré-preenchida. Desse número, 83.212 usaram o aplicativo do IR 2023 e 205.156 o programa do Imposto de Renda.

Qual a vantagem da declaração pré-preenchida?

Neste ano, a adoção da declaração pré-preenchida foi incluída entre os grupos com prioridade no recebimento da restituição nos primeiros lotes.

Publicidade

O recurso “puxa” informações atualizadas de 2022, com base em dados enviados por empresas, bancos, INSS, planos de saúde, médicos, hospitais e imobiliárias.

Mas se você começou a preencher o programa da declaração antes desta quarta-feira, atenção: a pré-preenchida sobrepõe dados já preenchidos.

Publicidade

Neste ano, o programa do IRPF 2023 teve o download antecipado para 9 de março. Para quem fez o download e esteve preenchendo dados, lembre-se: o próprio programa avisa o usuário que o uso da pré-preenchida vai sobrepor os dados.

Se isso for um problema, clique em “Não”. Se não for um problema, clique em “Sim” e siga em frente nas instruções a seguir.

Publicidade

Como usar a declaração pré-preenchida

A modalidade pré-preenchida está disponível em todas as plataformas de entrega de declaração, como o programa para computador; o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, para celular e tablet; e o preenchimento on-line direto no site da Receita.

Para usar a versão pré-preenchida, é necessário ter acesso ao sistema gov.br. O contribuinte precisa ter nível de segurança “prata” ou “ouro“. Veja aqui mais orientações sobre o acesso ao gov.br.

Publicidade

Quem usar o programa no computador, pode optar pela pré-preenchida já na tela inicial. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Abra o IRPF2023, clique em “Nova” e escolha “Iniciar Declaração a partir da pré-preenchida
  • Em seguida, informe se a declaração é “própria” ou se vai fazer a de outra pessoa, “por procuração
  • O programa responde alertando que esses recursos requerem autenticação digital e pede a confirmação do contribuinte
  • Ao clicar em “Sim“, o programa irá direcionar para a página do sistema gov.br em seu navegador de internet. Nela, você deve informar o CPF e a senha

Após a confirmação no site gov.br, retorne ao programa do IR 2023 para concluir a importação dos dados da declaração pré-preenchida.

Importante destacar que é obrigação do contribuinte conferir todas as informações e complementar o que faltar antes de enviar a declaração. Segundo o supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, a responsabilidade pela declaração é do contribuinte, por isso ele deve conferir atentamente as informações recuperadas pela pré-preenchida com os comprovantes de rendimentos recebidos.

Outra novidade em 2023 é que a versão pré-preenchida estará disponível também para quem faz declarações em nome de outros, como chefes de família ou contadores. A pessoa cuja declaração vai ser feita por outra deve fazer uma autorização no site da Receita, indicando o CPF do representante.

- Anuncio -
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Lugar Ideal