As inscrições para a edição 2022 do Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos) abriram nesta terça-feira (24). A data limite de inscrição é 4 de junho.
Publicidade
Veja também:
Imposto de Renda 2022: Receita abre hoje, (24) consulta ao primeiro lote de restituição
Publicidade
Para a inscrição é necessário o CPF do participante e documento de identificação. Informações pessoais atualizadas, incluindo telefone e e-mail, e a cidade onde deseja fazer a prova devem ser preenchidas. São mais de 600 opções.
Para se cadastrar faça sua inscrição neste link.
Publicidade
Sobre o Encceja?
O Encceja foi lançado em 2002 e tornou-se uma ferramenta de avaliação para participantes não regulares que desejavam obter o certificado.
O Inep transferiu a certificação do ensino médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, utilizando o mesmo critério de idade e exigindo que os participantes obtivessem mais de 450 pontos.
Publicidade
Dessa forma, em cada prova objetiva e 500 pontos na redação. Para a certificação secundária, o Encceja ficou restrito a brasileiros no exterior.
Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu readmitir o Encceja para o vestibular. Por fim, a razão disso é que o Enem se tornou uma porta de entrada para a universidade e não é a melhor forma de avaliar o conhecimento dos participantes que desejam cursar a educação básica.