INSS anuncia antecipação dos benefícios. O anúncio foi feito recentemente e tem gerado muitas dúvidas entre os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. Mas, será que o benefício será destinado a todos os segurados do órgão público? Vem entender como vai funcionar!
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É importante destacar que o anúncio ocorreu após as chuvas intensas que atingiram o estado de São Paulo, sobretudo a região do litoral Norte. Diante do fenômeno, casas foram inundadas, rodovias interditadas e deslizamentos também foram registrados.
De acordo com as informações divulgadas pela Defesa Civil, são mais de 40 mortos no estado após as fortes chuvas. Ao mesmo tempo, as equipes de resgate seguem na realização das buscas por cerca de 40 pessoas que estão desaparecidas.
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INSS anuncia antecipação dos benefícios; saiba o motivo
Diante destes acontecimentos, o governo federal resolveu antecipar os pagamentos dos benefícios para as pessoas que são moradoras destas cidades. Desta vez, o Instituto Nacional do Seguro Social vai antecipar o pagamento de benefícios dos moradores do municípios de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. Portanto, se você reside em um desses locais, fique atento a este benefício.
Além disso, o Ministério do Trabalho e Previdência informou que o valor extra que será pago é referente a um mês de benefício e vai estar disponível a partir do dia 27 de março. Vão ter direito ao benefício as pessoas que recebem aposentadoria, pensão ou até mesmo o benefício assistencial. No total, serão beneficiadas em torno de 12 mil pessoas. Ainda é importante ressaltar que esta antecipação vale enquanto durar o estado de calamidade.
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O Ministério da Previdência destacou que, inicialmente, cerca de 100 mil pessoas vão poder escolher se vão receber o adiantamento do benefício ou não. O valor total liberado para este pagamento por parte do Instituto Nacional do Seguro Social é de em torno de R$ 220 milhões. É de extrema importância que a pessoa manifeste o interesse em receber ou não o benefício antecipadamente.
Veja como vai funcionar a antecipação dos pagamentos
Conforme informou o INSS, o valor referente ao benefício vai estar no banco em que a pessoa recebe o benefício, porém, o dinheiro estará bloqueado.
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Vai caber ao beneficiário escolher usar esse recurso que foi disponibilizado, formalizando a opção no próprio banco, que irá liberar o dinheiro no dia 27 de março. Essa opção estará disponível uma única vez, enquanto perdurar o estado de calamidade no estado de São Paulo.
No entanto, o Instituto fez um alerta aos beneficiários de que esse valor extra será descontado em um momento posterior, diretamente do valor normal do benefício, a partir do terceiro mês da opção, em 36 parcelas, sem nenhum acréscimo.
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Quem tiver o atendimento prejudicado devido às chuvas vai ter o atendimento presencial remarcado sem nenhum prejuízo da data de entrada do pedido do benefício. As novas datas para atendimento podem ser vistas por meio do Meu INSS (Android ou iOS, ou pelo telefone 135.