O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou esta semana os últimos pagamentos dos beneficiários da autarquia federal. De acordo com dados da Previdência Social, existem mais de 36 milhões de beneficiários recebendo algum tipo de benefício, seja previdenciário ou assistencial, como o BPC, as aposentadorias, pensões e auxílios.
Publicidade
Para organizar os pagamentos, o INSS divide os segurados em dois grupos. O primeiro, recebe até o piso da autarquia, ou seja, um salário-mínimo federal, que está em R$ 1302,00 atualmente. O segundo grupo recebe acima do piso. Dessa forma, os pagamentos ocorrem na última semana do mês e nas primeiras semanas do mês seguinte.
Ou seja, os pagamentos que estão sendo feitos agora são referentes ao mês de fevereiro. Continue lendo esta matéria para ver o calendário completo do INSS.
Publicidade
Calendários de pagamentos do INSS
Diante disso, confira o pagamento dos benefícios do INSS previstos para esta semana, de acordo com a faixa de renda dos beneficiários.
Os que recebem o piso
Publicidade
- Cartão do benefício terminado em 1 receberam no dia 17 de fevereiro;
- Cartão do benefício terminado em 2 receberam no dia 23 de fevereiro;
- Cartão do benefício terminado em 3 receberam no dia 24 de fevereiro;
- Cartão do benefício terminado em 4 receberam no dia 27 de fevereiro;
- Cartão do benefício terminado em 5 receberam no dia 28 de fevereiro;
- Cartão do benefício terminado em 6 receberam no dia 1 de março;
- Cartão do benefício terminado em 7 recebem no dia 2 de março;
- Cartão do benefício terminado em 8 recebem no dia 3 de março;
- Cartão do benefício terminado em 9 recebem no dia 6 de março;
- Cartão do benefício terminado em 0 recebem no dia 7 de março.
Para aqueles que recebem acima do piso
- Cartões terminados em 1 e 6 receberam no dia 1 de março;
- Cartões terminados em 2 e 7 receberam no dia 2 de março;
- Cartões terminados em 3 e 8 receberam no dia 3 de março;
- Cartões terminados em 4 e 9 receberam no dia 6 de março;
- Cartões terminados em 5 e 0 receberam no dia 7 de março.
2023 começa com mudanças na autarquia federal
Estamos iniciando o terceiro mês do ano e o INSS já conta com diversas mudanças. Em primeiro lugar, a autarquia federal implementou modificações em sua prova de vida. Agora, não existe a necessidade do segurado comparecer a uma agência bancária presencialmente. O procedimento pode ser online, através do cruzamento de dados de órgãos públicos. A mudança começou a ser testada em 2022.
Publicidade
Além do mais, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou um novo cartão do INSS. O cartão contará com uma série de vantagens, como a possibilidade de gratuidade em transportes públicos e um QR Code na parte de trás. A ferramenta irá oferecer um clube de vantagens para segurados clientes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Por fim, os segurados que recebem o piso, contarão com um novo reajuste em maio. O valor passará a ser de R$ 1320,00, em virtude do aumento do salário mínimo.