Essa semana está sendo agitada na Caixa Econômica Federal e Ministério da Cidadania. É a partir desta segunda-feira (19) que algumas pessoas já estão recebendo o novo crédito consignado.
Publicidade
Os beneficiários do Auxílio Brasil passaram a ter a possibilidade de contratar um empréstimo comprometendo 40% do benefício para o pagamento a partir da liberação de 12 bancos para a oferta da modalidade, no dia 10 de outubro. Confira quando os pagamentos serão realizados.
No empréstimo consignado do Auxílio Brasil, os beneficiários do principal programa social do país podem comprometer até 40% do valor do benefício para contratar um empréstimo consignado em um dos 12 bancos que possuem a liberação do Ministério da Cidadania. Até o momento, a Caixa Econômica Federal, o Meu Tudo, o Pincred e o Banco Pan já fecharam contratos do crédito.
Publicidade
Pagamento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Após a aprovação da proposta de empréstimo, o cliente deve ter o valor disponível em conta em até 48 horas. Ou seja, quem fechar o contrato até a próxima quarta-feira (19), terá o valor disponível ainda nesta semana.
Além do limite de 40% para os beneficiários do Auxílio Brasil comprometerem o valor do programa (R$ 400) na contratação do empréstimo consignado, a regulamentação divulgada pelo Ministério da Cidadania definiu que o crédito deve ser quitado em até 24 prestações mensais e sucessivas, com taxas de juros de, no máximo, 3,5% ao mês.
Publicidade
A pasta ainda determinou que as financeiras não cobrem Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou quaisquer outras taxas administrativas dos clientes. A regulamentação também apresentou os termos que o cliente deve ler e assinar no ato da contratação do empréstimo, afirmando estar ciente de todas as informações e riscos sobre o crédito.
Bancos que podem oferecer empréstimo consignado do Auxílio Brasil
O Ministério da Cidadania divulgou uma lista com 12 instituições liberadas para a oferta do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, incluindo a Caixa Econômica Federal:
Publicidade
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank;
- Banco Crefisa;
- Banco Daycoval;
- Banco Pan;
- Banco Safra;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto;
- Facta Financeira;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Financeira.
A Caixa Econômica Federal, o QI Sociedade de Crédito Direto, através do Meu Tudo; e o Pintos S/A Créditos (Pincred) já estão oferecendo o empréstimo aos clientes. O Banco Pan está finalizando os contratos feitos previamente antes de abrir a modalidade a todos os clientes. Confira as taxas de juros cobradas pelas instituições:
- Caixa: 3,45% ao mês;
- Meu Tudo: 3,39% ao mês;
- Pincred: 2,89% ao mês.
Já o Banco Safra, o Banco Daycoval e a Facta Financeira, ainda que tenham autorização, desistiram de ofertar o crédito no momento.