A Caixa Econômica Federal libera nesta segunda-feira, 15 de maio, o pagamento do abono Pis para os trabalhadores nascidos em julho e agosto. Com o depósito do dinheiro no Caixa Tem, a expectativa de milhões de brasileiros é poder movimentar facilmente o abono de R$ 1.320, mas isso não aconteceu.
Publicidade
Na nova rodada de depósito, logo nas primeiras horas do dia muitas pessoas relataram um erro que impediu o acesso aos valores: o Caixa Tem exige atualização cadastral para entrar no aplicativo. O mesmo impedimento foi visto em março, quando a Caixa cobrou a atualização do cadastro na data em que caiu o abono Pis/Pasep para os nascidos em março e abril.
Por isso, nós vamos explicar aqui o passo a passo para atualizar os dados do Caixa Tem e movimentar o abono salarial.
Publicidade
Caixa Tem pede para atualizar cadastro
A frustração de não poder movimentar o abono salarial, aguardado por muitas pessoas, fez com que muitos procurassem as redes sociais para criticar a plataforma.
Isso porque, em alguns casos, os usuários entraram no app poucos dias antes e não havia sido solicitada a atualização. A ação começou a ser cobrada em 15 de março, dia em que o abono salarial está previsto para cair para milhões de brasileiros nascidos em março e abril, e voltou a se repetir em abril e agora no mês de maio.
Publicidade
Como atualizar o cadastro no Caixa Tem?
Segundo a Caixa, a atualização dos dados do Caixa Tem pode ser feita de forma simples e rápida. Basta fazer o login normalmente no aplicativo e clicar na opção Atualize seu Cadastro.
Então, o app irá pedir a confirmação de alguns dados pessoais, como endereço, renda e profissão, além de documentos de identificação (RG e CNH) e uma foto sua com o documento na mão para confirmar a titularidade da conta.
Publicidade
Quanto tempo demora para atualizar o Caixa Tem?
O banco informa o prazo de 48 horas para que o cadastro seja atualizado, mas em alguns casos a atualização cadastral é finalizada antes disso. Portanto, o usuário deve seguir acessando o Caixa Tem para conferir se o acesso a conta já foi normalizado.
A Caixa ressalta que a atualização cadastral do Caixa Tem não é feita nas agências. Caso apareça a mensagem pedindo para que o cliente procure uma agência a Caixa recomenda que tente fazer a atualização cadastral novamente em outro momento. Se o erro permanecer será necessário procurar uma agência da Caixa para finalizar a atualização.
Publicidade
Abaixo, você confere um vídeo institucional com o passo a passo para fazer a atualização cadastral do Caixa Tem:
Mantenha o Caixa Tem atualizado
Outra recomendação para evitar ou diminuir os erros no app é garantir que você possui instalado no celular a versão mais recente do Caixa Tem. A última versão foi lançada pela Caixa (v.1.75.1) em 24 de fevereiro de 2023.
- Baixe o app Caixa Tem atualizado para celulares Android;
- Download do Caixa Tem atualizado para iPhone;
Caixa Tem pode apresentar outros erros
Já é rotina para quem recebe benefícios sociais pelo Caixa Tem que o aplicativo apresente alguns períodos de instabilidade quando grandes pagamentos, como esse do abono Pis/Pasep, são realizados.
Por isso, no decorrer dos dias o usuário pode perceber alguns erros, como falhas no Pix Caixa Tem, fila de espera para entrar no app e erro de conta não localizada ao tentar fazer o login no aplicativo.
Contudo, não é preciso se preocupar pois as falhas não vão impedir você de sacar os valores da conta. São causadas apenas pelo alto número de acessos simultâneos e devem ser normalizadas ao longo do dia. Outra recomendação é que o usuário tente acessar o Caixa Tem novamente em outro horário menos movimentado.
Outros motivos de problemas no Caixa Tem
Isso acontece quando há algum problema com seu cadastro ou com o registro do seu celular. Para resolver, vá até a agência da CAIXA mais próxima, levando seus documentos pessoais e seu aparelho celular.