A princípio, muitas pessoas têm seu cartão de crédito clonado e não sabem o que fazer com a fatura fraudada. Confira abaixo oque fazer quando isso acontecer com você.
Publicidade
O cartão de crédito clonado dificulta muito a vida dos cidadãos. A clonagem é feita através dos dados do seu cartão, os criminosos roubam os dados e os movem para outro cartão. Além disso, os golpistas obtêm mais informações bancárias dos cidadãos e usam seu nome para transações fraudulentas.
Se o cidadão verificar que seu cartão de crédito foi clonado e notar cobranças indevidas em sua fatura, ele deve solicitar imediatamente o bloqueio ou a exclusão do cartão, além de ir a uma delegacia e fazer uma denúncia.
Publicidade
Quanto à conta com os valores injustificados, o banco tem que pagar de acordo com a Lei de Defesa do Consumidor. Quaisquer valores gastos por criminosos devem ser estornados através do banco responsável pelo cartão ou quaisquer compras realizadas devem ser canceladas.
Além disso, a clonagem do cartão é uma falha de segurança e, portanto, o banco é obrigado a pagar pelo ocorrido. Se a instituição se recusar a reembolsar os valores gastos, o cidadão pode ajuizar uma ação judicial contra ele.
Publicidade
Tem como saber quem clonou meu cartão de crédito?
Não, infelizmente não é possível descobrir quem clonou o cartão. As instituições financeiras são obrigadas apenas a reembolsar os valores gastos pelos criminosos e não podem divulgar mais informações sobre o ocorrido.
Como o cartão de crédito pode ser clonado?
Primeiramente, um cartão de crédito é clonado quando criminosos usam técnicas enganosas para acessar registros de cidadãos. Hoje em dia não há mais dados na tarja magnética, então existem várias técnicas para roubar dados de um cartão. veja os exemplos a seguir:
Publicidade
Pishing
Phishing nada mais é do que a criação de uma página ou e-mail falso simulando uma loja multipromocional e quando o consumidor inserir seus dados para concluir o ato de compra, o criminoso receberá as informações necessárias para clonar o cartão de crédito .
Publicidade
Registro em aplicativos duvidosos
Registrar detalhes de cartão de crédito em aplicativos pouco conhecidos é arriscado, pois o telefone pode ser clonado ou acessado por um hacker que pode invadir o banco de dados de aplicativos e obter as informações de que precisam.
Clonagem por foto
Ao fazer compras em uma loja, se o cartão for entregue ao funcionário, o cidadão corre o risco de ter seu cartão clonado, pois o funcionário mal-intencionado pode fotografar discretamente o cartão para obter todos os dados necessários para cometer fraude.
Compras online
As compras online exigem a inserção de informações de cartão de crédito e isso por si só pode permitir que as informações sejam roubadas.
Como evitar que cartão seja clonado?
Atualmente, os cartão de crédito são clonados principalmente por meio de compras online. Por fim, para evitar que o cartão seja clonado, é importante usar um cartão virtual para compras para evitar que os detalhes do cartão físico sejam roubados.