O Emprega + Mulheres é um programa que tem como intuito promover a inserção e a manutenção das mulheres no mercado de trabalho, por intermédio do estímulo à aprendizagem profissional e também de medidas de apoio aos filhos pequenos, como é o caso da parentalidade na primeira infância.
Publicidade
Dessa forma, a lei que cria o programa e altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) entrou em vigor em setembro. Agora, além de diversos direitos, as mulheres também podem contar com a contratação de créditos.
Mulheres podem receber crédito de até R$ 5 mil
A Caixa Econômica Federal lançou uma nova modalidade de crédito destinada para as mulheres brasileiras, que advém do programa Emprega + mulheres. Assim, o banco está disponibilizando o crédito com o objetivo de incentivar as mulheres a terem maior inserção no mercado de trabalho e também na área do empreendedorismo.
Publicidade
De acordo com o banco, elas poderão receber até R$ 5 mil em empréstimo para investir em seus negócios. O novo empréstimo foi feito especialmente para as mulheres que atuam como Microempreendedoras Individuais (MEI).
Assim, elas poderão ter acesso ao crédito por meio do Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital), também originado pela Caixa. Segundo as informações da instituição, as mulheres que forem vítimas de violência doméstica terão prioridade para acessar os valores.
Publicidade
Além disso, não é só o crédito que a Caixa Econômica está disponibilizando, mas também vão realizar ações de atendimento às empreendedoras de todo o país através de uma parceria com o Sebrae. A ação tem como finalidade capacitar o máximo de mulheres para o mercado de trabalho.
O banco ainda revela que a previsão é atender 30 milhões de mulheres, entre elas empreendedoras formalizadas e não formalizadas. A instituição informa ainda que oferecerá cursos de capacitação, orientação para formalização e incentivo para a abertura de negócios.
Publicidade
De acordo com a presidente da Caixa Econômica Federal, a linha de crédito também poderá ser solicitada pelas empreendedoras negativadas, desde que formalizem o seu negócio, e se tornem Microempreendedoras Individuais (MEIs).
Como solicitar o empréstimo?
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o crédito será disponibilizado para 30 milhões de mulheres empreendedoras. No entanto, só poderão solicitar o empréstimo aquelas que seguirem os seguintes requisitos:
Publicidade
- Mulheres que desejam regularizar e formalizar sua pequena empresa;
- As mulheres MEI, mas que estão passando por crise financeira.
Para ter acesso ao crédito, a empreendedora deve seguir algumas etapas, que são as seguintes:
- Formalizar o MEI;
- Realizar um curso do Sebrae;
- Acessar sua linha de crédito.
A partir disso, o pedido para participar do programa deve ser feito através do aplicativo do Caixa Tem, disponível para iOS e Android . Entretanto, é necessário que a interessada tenha acesso ao portal do Caixa Para Elas Empreendedoras para obter mais informações sobre o curso obrigatório que deve ser realizado antes de solicitar o crédito e os demais serviços disponibilizados pelo Emprega + Mulheres.