A princípio, se você declarou o IR, mas não pagou o imposto de renda 2022, você deve saber que pode ter alguns problemas, pois terá de pagar multas, juros e também ter o CPF suspenso.
Publicidade
Quem estiver com CPF suspenso não poderá emitir passaporte, participar de concursos, matricular-se em faculdades ou abrir contas bancárias.
Veja também:
Publicidade
Caixa libera PIS/Pasep que não foi sacado em 2019 – Veja agora
Então se quiser saber o que um para sair dessa situação, continue lendo este artigo.
Publicidade
Declarar o IR mas não pagar a DARF, Oque acontece?
Ao final da declaração de imposto de renda, você já sabe se deve pagar ou restituir impostos. Se você tiver que pagar impostos, você deve criar um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), que é uma espécie de recibo e, portanto, tem prazo de validade, que é devido sem multa ou juros.
Não não importa qual Motivo você está atrasado ou NÃO DEVE pagar. Se não for possível pagar o documento na data de vencimento especificada, você terá que reemitir e este processo adicionará automaticamente as taxas pelo atraso.
Publicidade
Em seguida, veja duas formas abaixo:
- pelo programa gerador da declaração do IRPF; ou
- pelo aplicativo Meu Imposto de Renda
Assim, é possível emitir o DARF atualizado através do programa em que você criou a declaração de imposto de renda. O que faz todo o sentido, afinal, foi lá que você emitiu o primeiro DARF.
Publicidade
A outra forma é através do fisco federal chamado Meu Imposto de Renda. Vá para a guia Serviço de pagamento e, em seguida, Exibir débitos diretos > Emissão de MAIO > Alterar cotas. Por fim, selecione Imprimir e reemitir o documento.
Saiba também que o valor também será diferente, incluindo multa e juros.
Você também pode usar o Sicalc -Program e calcular se desejar. Prefira usar este caminho para reemitir seu DARF.
Como pagar o Imposto de Renda 2022 atrasado
Com o novo documento emitido, você pode facilmente efetuar o pagamento dentro da nova data de vencimento. O pagamento pode ser feito em qualquer banco, caixa eletrônico ou via internet banking.
Se você deixar de pagar novamente, precisará atualizar seu DARF vencido novamente e pagar com multa e juros mais altos.
O que acontece se não paguei o Imposto de Renda
As sobretaxas estatutárias da DARF atualizado são: multa de 0,33% por dia de atraso, com teto de 20%, calculada a partir do dia útil seguinte ao vencimento, e juros – de acordo com a taxa Selic de 1% ao mês – contado a partir do Mês após a data de vencimento do imposto.
Caso você não reemita o DARF e pague o imposto devido à Receita Federal, conforme mencionado no início deste artigo, a multa e os juros só aumentarão e o seu O CPF será bloqueado, o que impedirá você de tirar passaporte, matricular-se em faculdades, abrir contas bancárias, solicitar empréstimos e participar de concursos públicos.
Veja também:
14º salário do INSS será liberado em 2022? Saiba agora
O CPF só é bloqueado em caso de dívida tributária federal, como falta de pagamento do imposto devido. CPF suspenso é quando são encontradas informações incorretas ou incompletas no cadastro do contribuinte enquanto o CPF é cancelado, quando são encontrados vários cadastros ou quando o documento é perdido ou roubado.
Não paguei Imposto de Renda, Oque fazer?
Se você tem imposto de renda a pagar e ainda não o fez, recomendamos que o faça o quanto antes! Quanto mais o tempo passar, maior será o seu prejuízo, tanto para o bloqueio do CPF quanto para multas e juros que não deveriam ser tão altos.