Neste ano, o Banco Central do Brasil liberou uma consulta ao Sistema de Valores a Receber (SVR). Neste sistema, as pessoas puderam consultar se tinham dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira para resgatar. Ao todo, cerca de R$ 4 bilhões foram devolvidos nesta primeira etapa.
Publicidade
Como ainda falta devolver em torno de outros R$ 4 bilhões, muitas pessoas têm se questionado sobre quando o Banco Central irá liberar a nova fase de consultas, já que o SVR está suspenso para aprimoramento, conforme informou o banco. Vem saber qual será a data provável de liberação da segunda fase de consultas.
As novas consultas foram liberadas?
Ainda não, mas o Banco Central já liberou a provável data para a segunda fase de consultas do dinheiro esquecido nos bancos. Será no dia 2 de maio de 2023. Recentemente, a instituição financeira informou que o Sistema de Valores a Receber vai incorporar novos dados a partir de janeiro do ano que vem.
Publicidade
Como haverá a inserção destas novas informações, as novas consultas devem acontecer na metade do ano. Estes novos dados serão referentes a contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível.
Além disso, também haverá novas informações sobre contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível; e outras situações que ensejam valores a devolver reconhecidas pelas instituições.
Publicidade
Ainda será possível consultar informações de valores esquecidos de pessoas falecidas, para que os herdeiros legais possam ter acesso a este dinheiro, conforme informou o Banco Central.
Por que a retomada do sistema foi adiada?
O adiamento se deu por causa da greve dos servidores do Banco Central. A paralisação acabou atrasando as modificações necessárias no Sistema de Valores a Receber.
Publicidade
Os servidores voltaram a trabalhar em julho deste ano e, desde então, o BC não anunciava a data para a realização das novas consultas. Estes valores esquecidos, conforme informações do banco, são referentes a contas-correntes ou de poupança encerradas, com saldo disponível.
O dinheiro também pode ser de tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BC; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; ou recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.
Publicidade
O Banco Central também alerta os clientes que tenham cuidados com possíveis golpes. Para acessar o SVR é necessário informar o login e a senha da conta criada no site gov.br. Então, é importante que esses dados não sejam repassados para terceiros.
Outras questões a serem observadas é que o banco não entra em contato com os clientes por meio de aplicativos de mensagens, e-mail ou SMS. Isso porque os funcionários da instituição não estão autorizados a entrarem em contato.