O Bolsa Família é o programa de transferência de renda que encontra-se vigente atualmente, por mês, ele ajuda milhares de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.
Publicidade
E para quem recebe o benefício, há uma excelente notícia: o pagamento será adiantado neste mês de fevereiro em razão do Carnaval, que embora seja ponto facultativo, irá interferir nas datas do cronograma. Desse modo, os pagamentos irão começar a serem pagos a partir do dia 13 de Fevereiro, entenda.
Por que o pagamento será adiantado?
Não é novidade que o Carnaval não é um feriado nacional, ou seja, é ponto facultativo. Mas mesmo assim, haverá uma interferência no cronograma de pagamentos do Bolsa Família. Em meses normais, o benefício em questão é pago nos 10 últimos dias úteis, todavia, no mês de fevereiro o calendário sofrerá modificações.
Publicidade
E isso tudo vai acontecer por dois motivos, o primeiro é que a Federação Brasileira de Bancos emitiu um comunicado informando que haverá a suspensão dos atendimentos presenciais no período citado. E o segundo motivo, é por conta que Fevereiro tem apenas 28 dias, 2 a menos do que meses ‘normais’.
E é exatamente por esse motivo que o valor será pago de maneira adiantada. Vale salientar que os bancos não funcionarão na segunda e na terça, voltando suas atividades apenas na quarta-feira de cinzas.
Publicidade
Famílias serão bloqueadas do Bolsa Família?
Sim, haverá um verdadeiro ‘pente-fino’ dentro do Bolsa Família a fim de retirar pessoas que não deveriam fazer parte do programa em questão. Por vários motivos, mas um deles é estarem fora das regras de entrada no programa. E isso ocorreu por conta de uma onda de cadastros em massa que foram constatados.
Para se ter um parâmetro de comparação, o número de famílias formadas por apenas uma pessoa, aumentou bastante, isso leva a acreditar que foram fraudados os registros. Isto é, várias famílias quiseram se separar a fim de receber mais de um benefício, sendo que isso não pode ocorrer.
Publicidade
Por isso, antes de entrar em vigor as melhorias do programa, essas pessoas serão retiradas do programa. E segundo o ministro, ou elas escolhem sair de maneira voluntária, ou serão retiradas de maneira compulsória. E após elas serem retiradas do programa, outras pessoas – que realmente precisam – poderão entrar na folha de pagamento.
A previsão para que tudo isso ocorra é de 90 dias, portanto, dentro dos próximos três meses, a tendência é que as pessoas sejam tiradas do programa e outras adicionadas.