A Caixa Econômica Federal anunciou que os beneficiários do programa Bolsa Família irão receber em breve o cartão de débito referente ao pagamento do programa social. O anúncio foi feito pela presidente da instituição, Maria Rita Serrano, na última terça-feira (7). Os beneficiários passarão a receber o auxílio nas contas-poupança da Caixa.
Publicidade
Em evento realizado em Brasília, Maria Rita afirmou que a medida visa “incentivar a poupança e a inclusão financeira”. Ainda segundo a presidenta, as filas devem diminuir nas agências pelo país, facilitando o recebimento do Bolsa Família. Povos originários também irão receber o cartão do programa.
No caso dos que já estavam inscritos no Auxílio Brasil, programa social criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o cartão de débito segue valendo. A novidade, no entanto, se estende a outros benefícios que não faziam parte do antigo auxílio, como o seguro-defeso para pescadores artesanais.
Publicidade
O novo formato, segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Welligton Dias, tem potencial para ajudar diversas populações que recebem o benefício, mas que precisam percorrer uma enorme distância para sacar o dinheiro em uma agência bancária. “Muitas vezes, os indígenas onde vão levam a família inteira e ficam dias esperando o pagamento”, afirmou o ministro.
Manutenção no Bolsa Família anuncia
O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criador do Bolsa Família, anunciou que os pais deverão vacinar seus filhos para se manterem no programa social. Para crianças de até 6 anos, é liberado o benefício de R$ 150 por criança no núcleo familiar (máximo de duas).
Publicidade
Em declaração, Lula afirmou que “as crianças têm que estar na escola. Se não estiverem na escola, a mãe perde o auxílio. Terceiro, as crianças têm que ser vacinadas. Se não tiverem atestado de vacina, a mãe perde o benefício.”