Brasileiros que usam cartões de crédito, débito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard poderão fazer compras por meio do WhatsApp. O Banco Central (BC) autorizou esse tipo de transação no Programa Facebook Pay, como é chamado o sistema de pagamentos por meio do aplicativo de mensagens.
Publicidade
Em março de 2021, as duas operadoras, Visa e Mastercard, tinham sido autorizadas a fazer transferências de recursos, depósitos e operações pré-pagas por meio do WhatsApp. Desde então, o BC estava analisando a liberação de compras pelo Facebook Pay.
“Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários desse aplicativo, autorizada em março de 2021 (P2P)”, destacou o BC em nota.
Publicidade
Adesão
A autoridade monetária também esclareceu que a adesão de novas instituições (credenciadores ou emissores de pagamento) interessadas em participar do Facebook Pay continua aberta. Assim que aprovados, os novos participantes da ferramenta devem esperar um mês para começar a operar transações pelo WhatsApp. Segundo o BC, o prazo é necessário para preservar a concorrência no mercado de meios de pagamento.
“Em respeito aos princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação, o BC determinou que o início das transações de pagamento em produção por meio do aplicativo WhatsApp deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias”, destacou o Banco Central em seu comunicado.
Publicidade
Como vai funcionar
A ferramenta não estará disponível logo imediatamente. As instituições que quiserem participar dos pagamentos via Facebook Play precisam ser aprovadas e então esperar um prazo de 30 dias para começarem a operar as transações pelo Whatsapp.
O novo método promete facilitar o pagamento, especialmente para os pequenos negócios, que já utilizam o WhatsApp como principal meio de comunicação. Eles poderão fechar um pedido e cobrar o cliente unicamente pelo aplicativo de mensagens, sem precisar enviar uma chave Pix ou maquininha com um motoboy.
Publicidade
- O consumidor também não vai precisar alternar entre o WhatsApp e o aplicativo do banco para enviar o comprovante de pagamento.
- As compras pelo WhatsApp Pay são compatíveis com cartões de crédito, débito e pré-pago.
- Os usuários deverão cadastrar o cartão na função Meta Pay para realizar pagamentos pelo WhatsApp.
- Quando o usuário clicar na opção “Pagamento”, o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta. Em seguida, é preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha numérica de 6 dígitos.
- Depois, o usuário deve incluir nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros. Será preciso verificar o cartão junto ao banco, que vai enviar um código ao usuário por SMS, e-mail ou aplicativo do próprio banco. Esse código serve para impedir o cadastro de cartões roubados, por exemplo.
- De acordo com o WhatsApp, o uso da senha (ou reconhecimento biométrico do celular) vai ser necessário toda vez que o usuário for enviar dinheiro. As informações de cartão são encriptadas.
- Para usar o recurso, os comerciantes terão de habilitar suas contas para receber pagamentos por vendas feitas pelo app. O processo é bastante similar ao de usuários comuns. (Com informações do UOL)