Primeiramente, para quem quiser ter acesso ao Auxílio Brasil, os requisitos são de as famílias estarem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Nesse sentido, elas precisam fazer o cadastro ou estarem inscritas no CadÚnico.
Publicidade
O sistema do governo federal junta varias informações da população de baixa renda e com isso faz o direcionamento dos cidadãos para os programas sociais do governo federal. Além de poder fazer uma entrevista presencial, você também pode fazer sua inscrição online.
A fase online é opcional. O pré-cadastro não é uma etapa obrigatória para os interessados. Entretanto, o procedimento pode agilizar sua entrada no Auxílio Brasil e tornar mais fácil a transferência de dados e documentos.
Publicidade
Como fazer o pré-cadastro do CadÚnico pela internet?
Para fazer o pré-cadastro do CadÚnico, o chefe da família deve baixar o aplicativo do programa ou o site do Cadastro Único. Depois disso, o cidadão deve fornecer as informações solicitadas sobre cada membro da família. Após a realização do pré-cadastro, o chefe da família tem até 120 dias para ir ao Centro de Referência da Assistência Social, CRAS, fazer atendimento presencial.
Cadastro no CadÚnico para receber Auxílio Brasil
Em seguida, a pessoa deve fornecer informações à plataforma do governo, que deve avaliar a situação socioeconômica de todo o núcleo familiar. O representante da família deve estar ciente da necessidade de fornecer os seguintes documentos pessoais e os da família, que são eles:
Publicidade
- Certidão de Nascimento; ou
- Certidão de Casamento; ou
- CPF; ou
- Carteira de Identidade – RG; ou
- Carteira de Trabalho; ou
- Título de Eleitor; ou
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.
Saiba que não é obrigatório que os Chefes de Famílias Indígenas ou Famílias Quilombolas apresentem o CPF ou Título de Eleitor caso não possuam, mas deve ser apresentado outro documento de identificação dentre os mencionados.
Na hora da entrevista, o responsável da família é entrevistado por um funcionário do CRAS. Se a entrada no sistema for aprovada, é feita uma verificação para ver se algum dos membros da família já possui um Número de Identificação Social (NIS).
Publicidade
Por fim, se não houver registros, um número é atribuído ao chefe da família. O processo pode levar até 48 horas para garantir que cada pessoa cadastrada seja única. Dessa forma, o cidadão titular do Auxílio Brasil e inscrito no CadÚnico ainda pode esperar semanas para ser incluído nos serviços ou filas de chamada.