O próximo calendário de pagamento do Auxílio Brasil começa no dia 17 de novembro, mas muitos beneficiários já estão de olho no aplicativo para consultar o valor da próxima rodada. Para surpresa de alguns, a ferramenta indica que haverá redução no benefício.
Publicidade
O desconto observado por parte dos aprovados é resultado da contratação do crédito consignado criado pelo governo federal em outubro. Milhares de cidadãos contrataram empréstimos sem se informar corretamente sobre o funcionamento da modalidade.
Para quem teve o consignado aprovado, a parcela do Auxílio Brasil será depositada com desconto todos os meses, até que a dívida seja completamente quitada. Isso ocorre porque, nesse tipo de crédito, o abatimento das parcelas é feito direto na folha de pagamento do benefício.
Publicidade
Críticas
Antes mesmo do lançamento da modalidade, especialistas criticaram a decisão do governo de oferecer empréstimos usando o benefício social como garantia. Para muitos, a medida poderá agravar o endividamento da população mais pobre.
Sob essa mesma justificativa, grandes bancos como Bradesco e Itaú resolveram não oferecer o consignado do Auxílio Brasil. A Caixa Econômica Federal é a única grande instituição do país que opera a linha.
Publicidade
Calendário Auxílio Brasil Novembro
Sem um novo adiantamento, os pagamentos ocorrem nas datas previstas anteriormente, na ordem do Número de Identificação Social (NIS) dos aprovados. Confira as datas de liberação do Auxílio Brasil:
- Final do NIS 1: recebe dia 17 de novembro
- Final do NIS 2: recebe dia 18 de novembro
- Final do NIS 3: recebe dia 21 de novembro
- Final do NIS 4: recebe dia 22 de novembro
- Final do NIS 5: recebe dia 23 de novembro
- Final do NIS 6: recebe dia 24 de novembro
- Final do NIS 7: recebe dia 25 de novembro
- Final do NIS 8: recebe dia 28 de novembro
- Final do NIS 9: recebe dia 29 de novembro
- Final do NIS 0: recebe dia 30 de novembro