No início do ano, o Governo Federal liberou uma modalidade de saque exclusiva para trabalhadores. Embora muitos já tenham realizado o resgate dos valores, em breve ele deixará de estar disponível. Portanto, aqueles que ainda não sacaram devem se apressar, se quiserem ter acesso ao dinheiro.
Publicidade
Quer saber mais sobre a modalidade, quem tem direito e como sacar? Então continue nos acompanhando abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o assunto!
Saque extraordinário deve acabar nesta semana
O saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma modalidade exclusiva que foi criada pelo Governo Federal no início do ano para que os trabalhadores tivessem acesso a um valor extra de forma a movimentar a economia, que foi prejudicada pela pandemia de COVID-19.
Publicidade
Assim, cerca de 42 milhões de cidadãos tiveram acesso a um valor fixo de R$ 1 mil provenientes de contas vinculadas ao FGTS. Apesar disso, por se tratar de uma modalidade única, aqueles que ainda não resgataram o dinheiro possuem um prazo limitado para acessá-lo nesse momento: até o dia 15 deste mês.
Quem tem direito ao benefício da caixa?
Ademais, podem realizar o saque os trabalhadores que possuem saldo disponível em suas contas do fundo, sejam elas ativas ou inativas. Os interessados no dinheiro podem consultar o direito ao saque tanto nas agências da Caixa quanto no aplicativo do FGTS. Através do app, é possível ter acesso às seguintes informações:
Publicidade
- Consultar a data em que o crédito ficou disponível na conta;
- Consultar o valor do depósito;
- Solicitar que o valor retorne ao fundo (caso o trabalhador não queira ter acesso a ele);
- Realizar alterações na conta poupança social digital.
Como realizar o saque da caixa?
Por fim, aqueles que quiserem acessar os valores nesse momento devem solicitar a transferência do dinheiro para uma outra conta. Veja o passo a passo:
- Primeiramente, acesse o app do FGTS;
- Em seguida, faça login com os dados necessários;
- Na tela de início, clique em “Saque extraordinário” e consulte se há saldo disponível;
- Clique na opção de “Solicitar saque” e informe uma conta para a qual o valor deve ser transferido;
- Depois, confirme a ação indicando a senha do app;
- Por último, basta aguardar a transferência, que pode demorar até cinco dias úteis.
Há, entretanto, alguns casos que podem restringir o saque dos valores, que podem estar bloqueados. As principais causas, conforme a Caixa Econômica Federal, são:
Publicidade
- Por determinação da Justiça;
- Crédito de antecipação do saque-aniversário;
- Informações ou dados incorretos;
- Pedido de devolução do valor recolhido pelo empregador.
Vale lembrar ainda que a movimentação do dinheiro do saque extraordinário é opcional. Ou seja, caso o trabalhador não esteja interessado em ter acesso aos valores, ele possui duas opções: informar, através do aplicativo, que deseja que o montante retorne às contas com as devidas correções ou esperar até que o prazo acabe, para que o dinheiro retorne automaticamente.