Nesta quinta-feira (12), a Petrobras anunciou oficialmente a assinatura da construção da nova planta de produção de diesel S-10 na Replan. A maior refinaria da empresa em Paulínia (SP). A estatal aproveitou para anunciar que a nova medida deverá criar 6.000 empregos.
Publicidade
Segundo a Petrobras, o número de vagas será dividido entre vagas diretas (3.000 vagas) e vagas indiretas (3.000 vagas). No entanto, vale destacar que a oportunidade de trabalho será oferecida em alguns anos. Já que a inauguração da fábrica da nova entidade está prevista para 2025. O investimento será de US$ 458 milhões.
O contrato para construção da unidade foi assinado inicialmente com o Consórcio Toyo Setal HDT Paulínia. Vale destacar também que a instalação da nova planta significa uma mudança no refino de diesel da Replan. Por fim, a medida permitirá aumentar a produção de querosene para aviação.
Publicidade
Veja também:
Transfero Academy oferece curso grátis de criptoativos e ainda paga R$ 2 mil
Publicidade
Para quem não sabe, o diesel S-500 usado em máquinas agrícolas, que responde por 47% de todo diesel fabricado atualmente, não está mais sendo produzido. Antes de mais nada, vale lembrar que tanto o parque de máquinas da nova planta quanto o existente serão voltados para a produção de diesel S-10 com aumento de produção até 2026.
O local onde será construída a nova unidade, Paulínia, concentrará a maior produção de diesel do país. No entanto, ajustes também serão feitos nas refinarias da Reduc no Rio de Janeiro (RJ) e na Revap em São José dos Campos (SP).
Publicidade
“O diesel é nosso principal derivado e a Replan se caracteriza por uma unidade que tem uma produção muito expressiva do diesel do mercado atual do Brasil”, afirmou Rogério Daisson, gerente geral da Replan.
Petrobras abre 6 mil empregos no país
Sobre a grande oportunidade de trabalho anunciada, a Petrobras disse que as vagas serão oferecidas em empresas contratadas pela multinacional para realizar a construção.
Publicidade
De acordo com o director geral, existe a possibilidade de futuramente serem criados mais postos de trabalho para a mão-de-obra de operações quando a nova unidade de refinação estiver operacional no país.
“Depois da unidade operando, também novas oportunidades de emprego surgirão, porque a unidade precisa depois passar por processo de manutenção, conservação.””Depois da unidade operando, também novas oportunidades de emprego surgirão, porque a unidade precisa depois passar por processo de manutenção, conservação.”
Atualmente, a Replan emprega um total de 3.300 pessoas, entre funcionários e terceirizados.
Finalmente, cabe destacar que a Replan é a maior refinaria da Petrobras. Tem capacidade para processar nada menos que 69 mil m³ de óleo por dia, o equivalente a 434 mil barris. Atende nada menos que 30% do território brasileiro.
Ela produz derivados como gasolina, diesel, querosene de aviação, gás liquefeito de petróleo (GLP, gás de cozinha), óleo de aquecimento, asfalto, propeno e bunker, entre outros.
Por fim, a produção de Paulínias é escoada para o interior de São Paulo ( que responde pela maior parte dessa produção), Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Goiás, Brasília (DF) e Tocantins.