Quem nunca passou pela situação de estar completamente sem dinheiro e sem saída para obtê-lo de qualquer forma? Bem, ainda que seja extremamente desagradável, trata-se de algo comum entre parte das pessoas, no entanto, uma nova possibilidade pode sanar esse problema.
Publicidade
De modo geral, trata-se de uma nova modalidade de crédito para os brasileiros, que visa fornecer melhores condições na concessão e taxas de juros mais baixas, através de um empréstimo.
Além disso, a disponibilização do dinheiro, proveniente do empréstimo, pode acontecer de forma rápida, o que é ainda melhor para a situação mencionada.
Publicidade
Neste sentido, vale a pena entender quais são as regras de concessão do empréstimo, bem como o que é necessário para sua contratação.
Como funciona o empréstimo
A primeira coisa a ser feita, é justamente entender qual a origem do crédito, para somente assim verificar as condições de concessão. Logo, trata-se de uma novíssima modalidade de crédito ofertada pelo Governo Federal, através do benefício do Auxílio Brasil.
Publicidade
Para melhor entender, todo e qualquer beneficiário do Auxílio Brasil pode solicitar o novo empréstimo, que visa fornecer os valores através da consignação. Isto é, quando o beneficiário opta pela contratação do crédito, automaticamente ele está comprometendo as parcelas do Auxílio.
Desse modo, existem algumas regras para a concessão do crédito consignado, sendo elas:
Publicidade
- Teto de juros de 3,5%;
- Período máximo para quitação da dívida de até 24 meses (2 anos).
Além disso, os beneficiários só podem comprometer até 40% do valor mensal recebido através das parcelas, provenientes do Auxílio Brasil. Considerando essa questão, o valor máximo do crédito é de R$ 2,5 mil.
É necessário enfatizar também que ainda que o teto de juros seja de 3,5 é possível encontrar bancos que oferecem menores taxas. Isso porque, a porcentagem estipulada diz respeito ao juros máximo, visando garantir a segurança financeira do contratante.
Publicidade
Afinal, como contratar?
Antecipadamente, o processo de contratação do novo consignado do Auxílio Brasil acontece de forma mais simples. Com maior exatidão, existem diversos bancos que oferecem a possibilidade do crédito, incluindo a Caixa Econômica Federal, que é é a instituição prioritária do empréstimo, contando com juros de 3,45% ao mês.
Logo, os demais bancos são:
- Pintos S/A Créditos – taxa de juros de 2,89% ao mês;
- QI Sociedade de Crédito S/A – taxa de juros de 3,39% ao mês;
- Banco Pan – somente para aqueles que já tinham o pré-cadastro para o crédito.
No entanto, além das regras mencionadas anteriormente, existem outros critérios básicos para a concessão, sendo:
- Estar ativo no benefício a mais de 90 dias;
- Não ter nenhuma pendência voltada para o pagamento do Auxílio;
- Ter comparado à convocação realizada pelo Ministério da Cidadania.
Ademais, para contratar o crédito, basta entrar em contato com a instituição financeira de sua preferência. Contudo, como a Caixa é a instituição principal, o processo de contratação consiste em:
- Acessar o aplicativo oficial do Caixa Tem (bityli.com/SVbrUS);
- Realizar login com as credenciais necessárias;
- Encontrar a aba “Empréstimos”;
- Seguir o passo a passo proposto pelo próprio app.
Por fim, o desconto nas parcelas acontece no próximo pagamento do benefício.