O primeiro saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) já tem data marcada. Neste ano, os trabalhadores puderam efetuar o Saque Extraordinário até o dia 15 de dezembro. Dessa forma, puderam sacar até R$ 1.000,00 pelo fundo. Mesmo assim, muitas pessoas não resgataram os recursos, de acordo com a Caixa Econômica Federal.
Publicidade
Neste ano, ainda existe mais uma possibilidade de resgate do FGTS. Trata-se do saque de aniversário, que pode ser solicitado por trabalhadores que nasceram em dezembro. Já existe uma data para o primeiro saque de aniversário de 2023. Continue lendo esta matéria para saber quem poderá efetuar o resgate dos valores.
Primeiro saque do FGTS já tem data definida
Antes de falar sobre o primeiro saque de 2023, é importante explicar o que é o FGTS. O fundo funciona como uma espécie de poupança para o trabalhador. Todos os meses, o empregador deposita 8% do salário do colaborador no Fundo de Garantia. Embora os recursos já pertençam ao funcionário, ele não pode sacar a qualquer momento.
Publicidade
Isso ocorre por conta da finalidade do FGTS, que é funcionar como uma reserva de emergência para os trabalhadores contratados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Uma das situações em que o valor pode ser resgatado, é quando o trabalhador é demitido sem justa causa. Essa modalidade é chamada de saque-rescisão.
Existe também o Saque- aniversário. O primeiro saque do FGTS em 2023 diz respeito a esta modalidade. Todos os anos, o trabalhador pode sacar parte de seu fundo no mês de seu nascimento. Ao optar pela modalidade de aniversário, não poderá efetuar o saque-rescisão, caso seja demitido. Portanto, é recomendado que apenas quem tem uma certa garantia de estabilidade escolha a opção.
Publicidade
Além do mais, exige que o trabalhador permaneça nesta modalidade por, no mínimo, dois anos. O primeiro saque do FGTS em 2023 pode ser solicitado a partir do dia 1. Os aniversariantes do mês devem fazer o pedido até o último dia do mês. Ou seja, até 31 de janeiro. O dinheiro demora 15 dias para cair na conta do trabalhador.
A partir do momento que os recursos estão disponíveis, ele tem até 90 dias (3 meses) para resgatá-los. Caso perca o prazo, o dinheiro volta para o FGTS. No caso do trabalhador não mudar para a opção de saque-aniversário, até o último dia do mês, ele só poderá solicitar o benefício no ano seguinte.
Publicidade
Como solicitar o saque
Dessa forma, o primeiro saque do FGTS pode ser solicitado a partir do dia 1 de janeiro. Atualmente, o benefício está disponível para aqueles que nasceram no mês de dezembro. Para fazer o pedido, basta acessar a plataforma do FGTS: https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx. Também é possível fazer a solicitação através do aplicativo, disponível na Play Store (Android) e na Apple Store (Apple). O valor vaira conforme o saldo no FGTS, mas pode chegar a R$ 2,9 mil.