No mês de setembro, deve ocorrer a contratação do empréstimo consignado por beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Em suma, a principal vantagem dessa modalidade de empréstimo devem ser as baixas taxas de juros. Abaixo, confira todos os detalhes e vantagens que esse crédito deve ter.
Publicidade
Quais as vantagens de contratar o empréstimo do Auxílio Brasil?
Com o empréstimo consignado, os benefícios do programa poderão pedir um valor emprestado a bancos ou financeiras, e autorizar o desconto mensal referente as parcelas diretamente no benefício. Ou seja, o governo deve descontar o valor da parcela do R$ 400 (valor médio do Auxílio Brasil), que o beneficiário ganha mensalmente.
O desconto será feito antes do beneficiário receber o valor. É justamente por isso que o consignado é um dos empréstimos mais baratos do mercado. Isso acontece, porque as taxas de juros se definem conforme o risco assumido pelo banco. E nesse caso, os pagamentos são garantidos, reduzindo os riscos, e os juros também.
Publicidade
Mesmo assim, as famílias do Auxílio Brasil que quiserem pedir o consignado, precisam pesquisar muito antes de fechar o negócio. É dito isso, pois há muitas financeiras que estão fazendo simulações de pré-cadastro, com juros até 3 vezes maior que os cobrados nessa modalidade.
Atualmente, não é possível contratar o consignado do Auxílio Brasil por conta da ausência de regulamentação. Ou seja, por causa do conjunto de regras que deverá definir, por exemplo, um limite de taxas e juros que poderão ser cobradas. Ao visar evitar os abusos e manter as taxas dentro do padrão cobrado pelo mercado, veja abaixo, quais são os valores médios.
Publicidade
- Juros médios do consignado para funcionário público: 1,66% ao mês;
- Juros médios do consignado para aposentado e pensionista do INSS: 1,96% ao mês;
- Juros médios do consignado para trabalhador do setor privado: 2,47% ao mês;
- Juros cobrados em simulações para beneficiários do Auxílio Brasil: de 3,29% ao mês a 5,85% ao mês.