Primeiramente, para evitar a suspensão do pagamento do benefício, o cidadão deve atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) até o dia 12 deste mês. Inconsistências e omissões podem afetar o cadastro de usuários de auxílios concedidos pela União.
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O CadÚnico é muito importante por ser um banco de dados do governo federal. No banco, são coletados e verificados dados pessoais como nome, idade, peso, escolaridade e até renda.
Ao atualizar os dados, milhares de famílias brasileiras garantem que os pagamentos dos benefício não sejam interrompidos. Do CadÚnico, por exemplo, você pode acessar o Auxílio Brasil de R$600.
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Ministério da Cidadania está avisando famílias que precisam realizar a atualização do CadÚnico
Caso o governo encontre inconsistências nas informações do usuário, como endereço ou número de membros incorretos, existe a possibilidade de que o benefício recebido pela família seja cancelado.
De acordo com a Secretaria de Cidadania, as famílias intimadas por notificação são aquelas que fizeram sua última atualização em 2016 ou 2017. Dessa forma, caso esteja com algum receio e quer descobrir se esta entre os inscritos que precisa fazer essa atualização, basta fazer esse procedimento abaixo:
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- Acesse o portal CadÚnico;
- Clique na tela para dar início a consulta;
- Clique em “Próximo” e depois em “Iniciar”;
- Clique na opção “Consulta Completa”;
- Informe CPF e senha cadastrados no Gov.br.
O que precisa ser atualizado no CadÚnico para receber o benefício?
O CadÚnico deve ser atualizado a cada dois anos, mas a família também deve realizar o procedimento em caso de nascimento de novo membro, mudança de endereço, falecimento de membro, diminuição ou aumento da renda familiar e troca da unidade escolar de crianças e adolescentes.
Situações como omissão de informações, datas falsas, não localização de familiares por um período mínimo de 48 meses, morte de membros não cadastrados e outras podem resultar em bloqueio do CadÚnico.
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Como atualizar os dados no CadÚnico?
Antes de mais nada, os usuários devem saber que o prazo para quem tem inconsistências no cadastro é até o dia 12 deste mês, enquanto o prazo para quem tem cadastro desatualizado é até 31 de dezembro deste ano.
Por fim, para atualizar os dados, a família responsável deve entrar em contato com uma instituição de assistência social em seu local de residência e apresentar os documentos de todos os membros da família e comprovante de residência no local.