A princípio, os melhores empreendedores intuitivamente usam tempos difíceis para se apoiar e ouvir ainda mais seu mercado e clientes, inovando quando necessário e tornando suas empresas mais resilientes do que nunca.
Publicidade
Mas para muitos de nós, o clima atual parece diferente. As saídas que muitos ou mesmo a maioria almejavam agora estão atrasadas ou totalmente diferentes. Os consumidores são diferentes de maneiras que não poderíamos ter previsto. Os funcionários são diferentes e até as formas fundamentais de emprego mudaram.
Diante disso, ainda é possível se tornar financeiramente seguro o suficiente para se aposentar? Do meu ponto de vista, com certeza é, mas muito possivelmente através de métodos diferentes daqueles que você esperava. Acredito que podemos construir um mapa para o que precisamos fazer agora em quatro palavras: Pense como Warren Buffett.
Publicidade
É isso. Mas quando digo isso, saiba que estou definindo um tipo e não necessariamente exaltando a pessoa. Ouça atentamente as regras que Warren Buffet definiu através de uma variedade de mídias (alerta de spoiler: a quarta regra foi dada ao consultor financeiro Adiel Gorel, que criou e hospedou os especiais da PBS Remote Control Retirement Riches and Life 2.0 , na forma de uma nota pessoal ).
Essas regras são consistentes há décadas, mas são ainda mais importantes durante nossas atuais dificuldades econômicas relacionadas à política e à pandemia.
Publicidade
1. Pague suas economias primeiro diz Warren Buffett
Como Warren Buffett observou e demonstrou em várias ocasiões, você deve “se pagar primeiro”, colocando uma parte de seus fundos primeiro.
Muitos empreendedores apostam tudo na empresa que criam e vivem pela promessa da “grande saída”. Mas depois dá errado. Pior ainda, alguns fundadores fizeram isso várias vezes.
Um especialista e amigo que possuía 29 empresas antes da pandemia fez uma declaração engraçada: “Você sempre pode contar aos empresários em uma sala. Eles têm as maiores histórias. E então, quase inevitavelmente, eles morrem quebrados.”
Publicidade
Estatisticamente, as pessoas mais seguras financeiramente são aquelas que você não esperaria. São pessoas comuns que praticaram a disciplina financeira. Eles não esperaram para economizar e investir até que “nós pudéssemos pagar” (isso nunca aconteceria) ou “quando sairmos da nossa empresa”.
Com ou sem consultores, eles calcularam o que precisariam para se aposentar e aprenderam a guardar as economias primeiro (às vezes em um CD de difícil acesso ou em um banco separado). Então eles cobriram suas necessidades. Eles usaram a menor parte de seus fundos para se entregar a luxos e investimentos de alto risco.
Publicidade
Eles simplesmente praticavam e ensinavam disciplina financeira de forma consistente e precoce. Por exemplo, a filha adolescente de um dos meus amigos está trabalhando em um emprego de meio período não pela chance de se entregar a encontros de filmes ou moda de marca, mas para começar seu próprio fundo de aposentadoria.
Na mesma linha, aprendi que um empresário que conheço desde a infância ficou sem-teto por um longo tempo na adolescência. Ele trabalhou em vários empregos de meio período no ensino médio e no último ano do ensino médio, enquanto morava primeiro em seu carro, depois adquirindo um trailer.
Ele estava com muita fome às vezes, mas como ele foi pago, a primeira coisa que ele comprou (depois do aparelho) foram moedas de ouro, lembrando os princípios que ele aprendeu com seu bisavô quando menino. Hoje, em seus 60 e poucos anos, ele está aposentado há 14 anos. Ele lançou, possuiu e saiu de várias empresas, mas continuou a economizar e investir em ouro, ações, imóveis e outros ativos por toda parte.
2. Tenha cuidado ao esbanjar em marcas
No exemplo de Warren Buffett, considere comprar seus carros (de luxo ou não) pouco usados.
Se você comprar uma casa de luxo, escolha uma casa e um local que permita revender facilmente ou servir como aluguel permanente ou parcial para receita extra e benefícios fiscais. Ou considere possuir e morar em uma casa conservadora e, ocasionalmente, alugar uma casa de luxo de tempos em tempos para férias em família ou férias com amigos.
Um conselheiro sábio que conheço aconselha a alocar apenas 20% de sua renda ou receita de investimento para “os três ‘f’s”: comida, moda e diversão. clientes que trabalhar remotamente ou viver com uma renda conservadora nunca é justificativa para ignorar “o negócio de ser você”.
Você não deve se tornar tão casual e relaxado que a forma como você aparece é uma contradição com o padrão de qualidade que você mantém. Até roupas casuais podem ser usadas para criar um resultado esteticamente adequado. pessoas por dinheiro se você aparecer parecendo que nunca teve dinheiro próprio.”
Aqui está uma maneira útil de pensar sobre marcas de luxo. Quando você ceder, considere a compra como uma forma de investimento. A qualidade e o estilo são atemporais e clássicos? É algo que você poderia adaptar e continuar a usar daqui a duas ou mais décadas?
Veja também:
Quanto rende R$ 1 mil no Banco Inter? Veja a comparação entre poupança, CDB, Tesouro e LCI
3. Tenha cuidado ao fazer empréstimos
“Se você compra coisas de que não precisa, em breve venderá coisas de que precisa”, disse Warren Buffett em muitas ocasiões. Os cartões de crédito podem ser o maior desperdício potencial de ganhos e economias.
Se você seguir o exemplo de Buffett, você opera quase inteiramente em dinheiro. Se você usa cartões, conheça os sistemas que permitem otimizar seu uso para manter sua pontuação de crédito alta e permanecer elegível para crédito máximo quando necessário, pagando o valor mínimo de juros (ou nenhum).
4. Tenha ainda mais cuidado ao investir com dinheiro emprestado
Para o registro, Warren Buffett alertou muitas vezes contra o empréstimo de dinheiro para investir em títulos . Uma possível exceção à evasão de crédito, no entanto, é um detalhe interessante que Buffett entregou ao consultor de investimentos Adiel Gorel na forma de uma nota pessoal.
Gorel fala sobre ouvir Buffett após uma entrevista da MSNBC em 2012. Gorel observou no ar a opinião frequentemente declarada de Buffett sobre a sabedoria de comprar ou refinanciar casas nas hipotecas de 30 anos de taxa fixa que são canônicas nos EUA, mas não tão prontamente disponível na maioria dos outros países.
Um empréstimo a taxa fixa para uma casa unifamiliar (em oposição a habitações multi-inquilinos de qualquer tipo) tem a vantagem de permitir que a inflação faça com que o pagamento e o saldo do seu empréstimo sejam cada vez mais bons ao longo do tempo, ao mesmo tempo que permite que o aluguel inquilino paga contribuir para o reembolso do princípio do empréstimo a cada mês.
No ar, Gorel aplaudiu Buffett por reconhecer as casas unifamiliares como um investimento atraente, dizendo que ele (e a Berkshire) comprariam muitas se tivessem o mecanismo para fazê-lo.
Veja também:
Conheça 3 sites para ganhar dinheiro trabalhando de casa em 2022
Depois, ele descobriu que Buffett estava assistindo. Então ele começou uma correspondência, oferecendo a assistência de sua empresa para facilitar a compra em massa. Buffett respondeu com uma nota que dizia, em parte, “para justificar a Berkshire, precisaríamos investir cerca de US$ 10 bilhões”
Para ser claro, nenhuma compra de casa em massa da Berkshire foi realizada. Mas, como observa Gorel, um investidor comum bem abaixo do nível de uma Berkshire ou Buffett pode obter uma forte vantagem mantendo até mesmo uma ou duas casas de investimento em uma hipoteca de taxa fixa de 30 anos, principalmente quando é possível fazê-lo no taxas de juros atuais inferiores a 4%.
Este pode ser um uso inteligente da dívida que o impulsiona em direção aos seus objetivos de aposentadoria.
Claro, existem regras adicionais para poupar e investir. Mas, por enquanto, aconselho a todos que conheço a levar a sério os conselhos de especialistas clássicos como o “Oráculo de Omaha”.