A Receita Federal divulgou a consulta sobre o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda para 2022. Estima-se que neste primeiro lote, 3.383.969 contribuintes receberão o crédito, totalizando R$ 6,3 bilhões.
Publicidade
Veja também:
Auxílio emergencial: 5 parcelas de R$ 600 sai este ano de 2022
Publicidade
A data para os depósitos era 31 de maio. Veja quem está segurado, como obter aconselhamento e como é o cronograma de pagamento.
Quem recebe a restituição no 1º lote?
O primeiro valor de reembolso são aqueles com prioridade:
Publicidade
- 226.934 contribuintes idosos com idade acima de 80 anos;
- 2.305.412 contribuintes idosos com idade entre 60 e 79 anos;
- 149.016 contribuintes que possuem qualquer deficiência física, mental ou doença grave;
- 702.607 contribuintes que possuem como maior fonte de renda a magistratura, sendo esta a única classe de profissionais que terá prioridade.
Os reembolsos restantes de anos anteriores também são considerados para os primeiros créditos.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2022?
Para saber se você está coberto por este primeiro lote de restituições, basta acessar o portal da Receita Federal, clicar em Meu Imposto de Renda e depois clicar em Visualizar Reembolso.
Publicidade
As orientações gerais e os canais de prestação de serviços aparecem no ecrã, oferecendo a possibilidade de consulta simplificada ou integral da situação da declaração de IR através da declaração de processamento emitida no portal e-CAC. No mesmo ato, o contribuinte pode corrigir a declaração caso encontre problemas em aberto.
Além da versão web, a Receita também oferece assessoria pelo aplicativo Meu Imposto de Renda disponível para download nas versões Android e iOS ou presencialmente nos postos de atendimento ao contribuinte.
Publicidade
Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2022
Embora o prazo de declaração tenha sido estendido para 31 de maio, a data de crédito do reembolso permanece a mesma: também 31 de maio de 2022 quando o 1º lote for pago.
De acordo com a fila de prioridade, os contribuintes que primeiro apresentaram a declaração dentro do prazo do IRS a receberão primeiro, exceto os grupos acima, que a receberão antes de qualquer outra pessoa.
Vale ressaltar que para os contribuintes que corrigiram suas declarações, a data de apresentação desta declaração é levada em consideração para a ordem de pagamento da restituição. ver calendário:
- 1º lote: pago em 31 de maio;
- 2º lote: pago em 30 de junho;
- 3º lote: pago em 29 de julho;
- 4º lote: pago em 31 de agosto;
- 5º lote: pago em 30 de setembro.
Por fim, se esse conteúdo lhe ajudou, compartilhe com seus amigos e familiares.